Mapeamento de Cultura de Lideranca
A ClassificarA Cultura Organizacional é responsável por unir comportamentos, hábitos, crenças e valores de uma empresa e também de seus colaboradores. Quando uma Cultura Organizacional é bem definida e muito clara, isso ajuda os colaboradores a vestiram a camisa da empresa e a ter uma comunicação muito mais clara, assim seus colaboradores sabem onde estão e também para onde devem ir.
Atualmente esse tema é tratado pelas organizações como algo muito difícil fazer qualquer alteração na atual cultura, mas como de fato isso pode acontecer? Apresento três pilares que são capazes de produzir transformação de cultura em qualquer ambiente organizacional.
O primeiro pilar é a Comunicação, quando a empresa possui uma comunicação muito clara, alinhando suas expectativas com seus colaboradores, alinhando sua Missão, Visão e Valores, usando muito da técnica do Endomarketing, isso especialmente contribui para que as pessoas se engajem com a empresa, e engajamento leva a alta produtividade.
O segundo pilar é garantir o que chamo de Parceiros de Mudança, escolhendo pessoas ícones, pessoas chaves da sua cultura, onde elas respiram a sua cultura, e podem disseminar isso para os demais colaboradores. Os stakeholders, pessoas que vão levar a sua marca, levar a sua cultura, fará toda a diferença, portanto escolha a dedo quem serão seus parceiros estratégicos.
E o terceiro pilar é Trazer Novos Colaboradores, você deve, desde o processo seletivo, escolher pessoas que já demonstrem estar alinhada com essa nova cultura, aqueles pontos de transformação que você definiu, assim elas já chegam e logo serão também pontos de destaque, mas aos poucos vão conseguir engajar e transformar, mesmo que de forma lenta, uma nova cultura, novos valores dentro da empresa. Um ambiente organizacional eficiente, trás muito mais Objetividade, Produtividade, Engajamento e Sintonia entre os colaboradores e a empresa.
O Processo acontece em níveis de posição na empresa, o ideal e que colabora com o fortalecimento da cultura é quando o processo é aplicado a todos os níveis da empresa, desde o presidente até os níveis mais baixos, porém é extremamente importante iniciar de cima para baixo.
