Psicanálise para Adolescentes
PsicanáliseEm uma sociedade cada vez mais “informada” e ao mesmo tempo má formada, o desafio dos adolescentes tornou-se abismal. Nas famílias, a conversa amena e diária; os passatempos com jogos de cartas, damas, xadrez, música etc., foram trocados pelas telas de computadores e principalmente de celulares, em que cada um de seus membros fica literalmente “fechado em seus aposentos e ou em suas mentes”, na maior parte do tempo isolados, quer fisicamente, quer social e emocionalmente.
Para piorar mais ainda a situação, o acesso precoce às redes sociais, levando-os a enfrentar um jogo interminável de comparação, fazendo-os se sentirem inferiores, bem como o “bullying” presencial, principalmente nas escolas, bem como o “cyberbullying”, sem nenhum controle, os deixa totalmente ansiosos, com baixa autoestima e certamente depressivos.
No livro “A Geração Ansiosa” de Jonathan Haidt, já disponível em português (www.amanzon.com.br), há pesquisas demonstrando os efeitos das redes sociais nesses jovens, com o lançamento do smartphone em agosto de 1994, e potencializado a partir de 2010, com diversas novas funcionalidades, como acesso a aplicativos e redes sociais. Essas pesquisas demonstram cabalmente, o aumento exponencial de ansiedade, depressão, ideações suicidas e também de suicídios nessa geração, a partir justamente de 2010.
Como disse anteriormente, como não há mais conversas cotidianas na família, os jovens ficaram e estão isolados, sem um lugar de “fala”, no qual poderiam expressar sem restrições, sobre seus desafios, medos, ansiedade etc., sem serem julgados e censurados. Assim, por conta de toda essa situação, podem ficar depressivos, terem ideação suicida, ou partirem para o uso de drogas, ficarem violentos e etc.
Desse modo, para que possam reaver esse “lugar de fala”, sugere-se que a qualquer sinal de anormalidade, ou mesmo antes, que preventivamente os pais ou cuidadores, procurem conversar com eles, sugerindo iniciarem uma terapia ou análise, com psicólogo ou psicanalista, respectivamente.
Sugiro que você leia também, a descrição do “Produto”, Psicanálise para Adultos.
