Tipos de madeira: naturais e industriais

Móveis Planejados - Marcenarias em Mineiros, GO

Tipos de madeira: naturais e industriais

Publicado em: 19/02/2020 às 14:04   Por Móveis Peixoto
tipos de madeira

A madeira pode estar em sua forma natural ou industrializada. Esse talvez seja o primeiro parâmetro a ser considerado. Uma vez esclarecido isso, você pode partir para as diferentes variações que cada tipo de madeira apresenta.

A madeira natural tem como características boa durabilidade e resistência. Ela apresenta um aspecto que dá destaque nos ambientes com brilho e beleza. Costuma ser muito utilizada na construção e na produção de móveis, garantindo elegância e durabilidade. Nesta categoria se destacam o cedro, angelim, carvalho, madeira de demolição e o pinho.

Já as madeiras industriais são mais utilizadas em móveis e decorações. Têm como diferencial principal em relação às madeiras naturais o custo reduzido e a preservação ambiental. Aqui podemos destacar o MDF, MDP, Aglomerado, HDF, Compensado.

O MDF (sigla para Medium-Density Fiberboard — placa de fibra de média densidade, em português) é um painel desenvolvido a partir da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética e aditivos. Não possui camadas, tendo aspecto homogêneo. O aspecto de sua superfície faz com que ele seja ideal para pintura, verniz e laminados. Tem alta resistência a empenamentos.

Já o MDP (Medium Density Particleboard — ou painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si) é um tipo de material composto por camadas de partículas de madeira sobrepostas, sendo as maiores delas localizadas no centro da chapa, enquanto as mais finas ficam na superfície. Uma característica é a boa fixação das ferragens, a menor absorção de umidade em relação ao MDF e o preço mais baixo.

Aglomerado — Nada mais é do que uma mistura de resíduos de madeira. A ideia original era usar serragem e restos de madeira presentes nas fábricas, unidos por cera e resina, visando fabricar um novo tipo de compósito. Com o tempo, os compostos foram substituídos por madeira moída, dando maior uniformidade ao processo. Possui baixo custo, mas pouca durabilidade, devido à baixa resistência à umidade.

High Density Fiberboard — HDF (ou painel de fibras de alta densidade) são fibras de madeira processadas por aglutinação com grande pressão. Essas chapas são homogêneas e apresentam superfície uniforme. Elas podem ser pintadas, envernizadas e laminadas. Além disso, suportam peso e permitem cortes e entalhes, sendo um material útil para fundos e laterais de móveis.

Compensado — Pode ser laminado ou sarrafeado. O primeiro é desenvolvido com diferentes lâminas de madeira, que possuem a mesma espessura e que são coladas sucessivamente de tal maneira que passam a formar chapas. O compensado laminado apresenta boa resistência mecânica e geralmente é utilizado na fabricação de móveis e prateleiras. O segundo, sarrafeado, é resultado de chapas com sarrafos de madeiras cortados que são colados lateralmente em um mesmo sentido. É uma placa mais resistente e que possui menor grau de empenamento, sendo indicada para a produção de portas e estrutura de móveis.

A Móveis Peixoto trabalha com todos os tipos de madeiras industriais citadas aqui, e aí já escolheu qual vai utilizar na execução do seu projeto? Ainda está com dúvidas? então agende a visita de um dos nossos consultores pelo fone (64) 9.9985-9190

Fonte: Adaptado de https://blog.promob.com/tipos-de-madeira-como-explicar-par…/


Tipos de madeiranaturais e industriaisMDFmóveis planejadosMóveis Peixoto

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.