Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Conheça as duas brasileiras que se destacaram na área em 2019

Informações em Geral em Avaré, SP

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Conheça as duas brasileiras que se destacaram na área em 2019

Publicado em: 11/02/2020 às 11:40   Por Solutudo Avaré
cientistas


No dia 11  de Fevereiro comemoramos o dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. A data tem como finalidade celebrar os feitos de mulheres nessa área e encorajar as gerações mais novas a buscarem a carreira científica.


E em Dezembro de 2019 a Academia Mundial de Ciências ( The World Academy of Sciences ), divulgou uma lista com 36 novos membros da associação científica e duas são mulheres, as cientistas Célia Regina da Silva Garcia e Luisa Lina Villa.

A Academia Mundial de Ciências foi criada em 1983, por Abdus Salam, paquistanês laureado com o Prêmio Nobel em Física, com o nome de Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS, na sigla em inglês), teve entre seus fundadores eminentes pesquisadores brasileiros.

Atualmente denominada Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento, é uma das mais importantes organizações associadas à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), cuja missão é a de promover o desenvolvimento de CT&I nos países em desenvolvimento, reunido em seus quadros os melhores cientistas desses países – Índia, Brasil, China, África do Sul, entre outros.

Célia foi indicada na área de Biologia Estrutural, Celular e Molecular por conta de suas pesquisas, e Luisa foi eleita na área de Sistemas Biológicos e Organismos. Ela é professora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, desde 2011.

A The World Academy of Sciences, escolhe cientistas filiados às academias nacionais de ciência. As pesquisas que desenvolvem devem contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução dos danos do crescimento econômico ao meio ambiente.
Na eleição para 2020, 33% dos 36 pesquisadores eram mulheres, marca até então nunca alcançada.

Parabéns a todas as mulheres que buscam seu espaço no meio acadêmico, que vocês sempre busquem realizar seus sonhos!


Fonte


ciencia11defevereiromulhernasuperaçãomulheres na ciênciamulheres na cienciasolutudo

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.