Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Conheça as duas brasileiras que se destacaram na área em 2019
Informações em Geral em Avaré, SP
Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Conheça as duas brasileiras que se destacaram na área em 2019
No dia 11 de Fevereiro comemoramos o dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. A data tem como finalidade celebrar os feitos de mulheres nessa área e encorajar as gerações mais novas a buscarem a carreira científica.
E em Dezembro de 2019 a Academia Mundial de Ciências ( The World Academy of Sciences ), divulgou uma lista com 36 novos membros da associação científica e duas são mulheres, as cientistas Célia Regina da Silva Garcia e Luisa Lina Villa.
A Academia Mundial de Ciências foi criada em 1983, por Abdus Salam, paquistanês laureado com o Prêmio Nobel em Física, com o nome de Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS, na sigla em inglês), teve entre seus fundadores eminentes pesquisadores brasileiros.
Atualmente denominada Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento, é uma das mais importantes organizações associadas à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), cuja missão é a de promover o desenvolvimento de CT&I nos países em desenvolvimento, reunido em seus quadros os melhores cientistas desses países – Índia, Brasil, China, África do Sul, entre outros.
Célia foi indicada na área de Biologia Estrutural, Celular e Molecular por conta de suas pesquisas, e Luisa foi eleita na área de Sistemas Biológicos e Organismos. Ela é professora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, desde 2011.
A The World Academy of Sciences, escolhe cientistas filiados às academias nacionais de ciência. As pesquisas que desenvolvem devem contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução dos danos do crescimento econômico ao meio ambiente.
Na eleição para 2020, 33% dos 36 pesquisadores eram mulheres, marca até então nunca alcançada.
Parabéns a todas as mulheres que buscam seu espaço no meio acadêmico, que vocês sempre busquem realizar seus sonhos!