Das pistas de skate para a arte de rua
Criação de Sites em Botucatu, SP
Das pistas de skate para a arte de rua
![]() |
A arte acompanha Vinícius Leonardo Crispim Rodrigues, 31 anos, desde sempre. Mas foi através do skate que o grafitti entrou na vida de forma intensa, sendo de extrema importância em sua atual profissão de arte educador.
O momento de transição entre as pistas e o spray aconteceu gradativamente ao acompanhar campeonatos e assistir de perto artistas trabalhando ao vivo em muros e painéis.
“Eu percorria campeonatos de skate em outras cidades, e comecei a me interessar pela parte prática do graffiti, comecei a trabalhar e guardava boa parte de meu salário para comprar materiais”, explica.
Seu estilo é definido por letras e personagens, temas recorrentes em seus Sketchbook. “Fazia esses trabalhos no estilo embaraçado (wild style) e até hoje meus estilos preferidos são, letras embaraçadas, animais, paisagens e o abstrato”, define.

O trabalho de Vinicius pode ser visto no centro da cidade, projetos sociais e espaços públicos, como a Praça do Bosque e a Praça da Juventude.
“Não tenho obra preferida, gosto de todas. Amo o que faço, mas se fosse escolher diria que aqueles dos projetos sociais onde atuo com aulas de desenho e pintura com jovens são meus prediletos”, seleciona.
![]() |
A arte de rua foi fundamental para a formação artística de Vinícius e em sua linha de aprendizado como artista e arte educador.
“O graffiti mudou a minha forma de ver a arte e o seu conceito".
Vinícius enxerga uma mudança de comportamento nas cidades, uma facilidade em encontar locais para desenvolver seu trabalho.
"É mais fácil pintar um mural no centro da cidade atualmente, isso ocorre em todo o mundo e abre um leque de opções para me expressar com mais sinceridade”.
Veja outros trabalhos do Artista




