Cine Theatro Alencar em em ,

Pontos Turísticos | Locais Solutudo

Onde ir | Locais Solutudo

Cine Theatro Alencar

Atrativos históricos e culturais em em ,

Arquitetura histórica em em ,

Atrativos históricos e culturais Arquitetura histórica

Avaliações do local

Nenhuma pessoa avaliou este local.

Latitude: -21.531456012697

Longitude: -42.641714240286

Endereço: Rua Municipal ( Atual Barão de Cotegipe)

Descrição: Construído como theatro em 1886, em 1927 após reforma, ganhou a fachada neo- clássica. A arquitetura externa do prédio era, e ainda o é, imponente, com suas belas colunas e sacadas, e a fachada, adornada no seu ponto mais alto com uma pequena torre onde sobressaia uma pequena janela voltada para a rua. Um verdadeiro teatro, numa, então próspera, cidade do interior de Minas. Palco de espetáculos teatrais, cinematográficos, musicais, cantores, atores, etc., foi lá, conforme seu depoimento, que Dercy Gonçalves participou da sua primeira apresentação nos palcos.
Já teve show do Rei, ainda muito jovem, Roberto Carlos, monólogo do Oscarito, imortal nome das artes cênicas de brasileiras. Dentre outros, ele apresentou o diálogo – fazendo as duas vozes - mantido por Romeu e Julieta num dos antigos filmes da Atlântida, sendo ele, Romeu, e, Grande Otelo, Julieta.( você acha no Youtube).
Como todo cinema daquela época, o Alencar também usava a música como atrativo de espectadores, e, dos seus alto falantes voltados para a Cotegipe, que já se chamou Rua Municipal, Nelson Gonçalves, Anísio Silva, Agnaldo Rayol, Aguinaldo Timóteo, Ângela Maria, Carlos Galhardo e outros, cantavam para o público com suas grandes, potentes, românticas e inesquecíveis vozes.

E ainda tinha o porteiro Viriato, que além daquela atividade também era ilustrador/desenhista; era quem elaborava os cartazes de anúncios dos filmes que seriam exibidos, e, era por todos notado que durante seu trabalho de recolher ingressos, pois sempre estava ao seu lado a sua prancha de trabalho, os lápis de cor e os papéis onde ele lançava suas imagens, vindas do mundo das idéias. Havia também o Nicotinha, com sua bandeja de doces, balas, chicletes, etc., entremeando as fileiras de poltronas para atender a um pedido de algum espectador. Antes do início de cada sessão, era “rodado” o prefixo musical: a linda Love Letters.


Fonte: Jornal Leopoldinense, Internet,

local explorado por leo nogueira

Fotos do local

Clique nas fotos para ver ampliar

Como chegar até "Cine Theatro Alencar "

Faça login para poder comentar nesse local.

Compartilhe

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.