Monumento ao Feijão Crú em em ,

Pontos Turísticos | Locais Solutudo

Onde ir | Locais Solutudo

Monumento ao Feijão Crú

Atrativos históricos e culturais em em ,

Monumento em em ,

Atrativos históricos e culturais Monumento

Avaliações do local

Nenhuma pessoa avaliou este local.

Latitude: -21.539255834808

Longitude: -42.64364047135

Endereço: Avenida Getúlio Vargas com Avenida Jehú Pinto de Faria

Descrição: Caldeirão de feijão. É um monumento feito pela Prefeitura Municipal no ano de 2004. Ele não fica às margens de um córrego, mas sim na beira da Avenida Getúlio Vargas, próximo da rodovia BR 116, na entrada da cidade. O artefato também faz referência às raízes da cidade originada na segunda metade do século XIX, cuja lenda fundadora é preservada até os dias atuais pelos monumentos e pela tradição oral.
A Zona da Mata Mineira foi conhecida como ‘Áreas Proibidas” e ‘Sertões do Leste’. Era o caminho utilizado pelos contrabandistas de ouro para chegar ao Rio de Janeiro e foi vedada pelo governo para colonização.

No final do século XVIII a mineração estava em crise, fazendo com que muitas famílias buscassem terras férteis em áreas proibidas, dando inicio à colonização em nossa região – habitada até então por Índios Puris, que desapareceram com a chegada dos desbravadores.

Conta a lenda que no inicio do século XIX os tropeiros acamparam em uma clareira, ao lado de um córrego, onde foi aceso o fogo para fazer a comida e espantar os animais. O cozinheiro teria dormido e as chamas se apagaram, deixando cru o feijão que estava sendo preparado – daí a origem do nome do ribeirão que corta a cidade.

Em 1813 foram doadas as primeiras sesmarias no território onde mais tarde viria a surgir o arraial do Feijão Cru, então pertencente ao termo de Barbacena, Comarca do Rio das Mortes.

A primeira matriz foi erguida onde atualmente é a escadaria da Catedral, em honra a São Sebastião, escolhido o padroeiro do povoado. O núcleo inicial da aldeia surgiu nas imediações do Rosário e, em seu entorno, estão os logradouros mais antigos da cidade, como as ruas do Rosário (atual Rua Tiradentes); Direita (atual Rua Gabriel Magalhães) e Riachuelo (atual Rua Joaquim Ferreira Brito).

Fonte: radiojornal.net e acropolemg.blogspot.com

local explorado por leo nogueira

Fotos do local

Clique nas fotos para ver ampliar

Como chegar até "Monumento ao Feijão Crú "

Faça login para poder comentar nesse local.

Compartilhe

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.