6 tipos de painéis solares para você escolher o seu!

Energia Solar em Salvador, BA

6 tipos de painéis solares para você escolher o seu!

DJI_0026

1. Painéis Policristalinos
Este tipo de painel geralmente é mais barato e possui uma boa vida útil. Estima-se que seja maior que 30 anos, mas a maioria dos painéis policristalinos vem com 25 anos de garantia.

Para fabricar este tipo de painel, os cristais de silício são fundidos em um único bloco que depois é cortado em blocos menores. Por fim, eles são fatiados em células. Esse processo garante que todos os cristais de silício sejam utilizados na fabricação dos painéis, e nenhum seja desperdiçado.

 

2. Painéis Monocristalinos
Possuindo uma cor uniforme, eles são facilmente reconhecíveis apenas olhando de perto. São conhecidos por serem mais eficientes que os painéis policristalinos, mas possuem um preço alto comparados a eles. Sua vida útil também é alta, sendo maior que 30 anos.

O que faz com que este painel seja mais eficiente que o anterior é o seu processo de fabricação. Ele é feito a partir de um cristal de silício ultrapuro que depois é fatiado criando lâminas de silícios individuais. Depois elas são tratadas e transformadas nas células fotovoltaicas.

Por mais que este processo assegure que o painel seja mais eficiente, ela também faz com que um número considerável de silício seja desperdiçado.

 

3. Telureto de Cádmio
Mais utilizado em grandes campos solares, como as usinas, esse é o único modelo de painel de filme fino que consegue ter uma eficiência mais similar aos painéis de Silício.

 

4. Silício Amorfo
Este ao contrário do anterior é mais encontrado em aplicações pequenas. Sua eficiência é parecida com a dos painéis feitos de Telureto de Cádmio, e ele pode ser fabricado com apenas 1% do silício utilizado nos painéis solares fotovoltaicos de silício cristalino.

Mas o seu processo de fabricação acaba saindo caro já que eles utilizam a técnica do “empilhamento”. Nela várias camadas de células de silício amorfo são combinadas resultando em taxas mais elevadas de eficiência.

 

5. Cobre, índio e gálio seleneto (CIS / CIGS)
Conhecidos por serem os mais eficientes na categoria de filme fino. Utilizam uma quantidade menor de substâncias tóxicas (como o Cádmio) na sua fabricação, diminuindo assim a toxicidade do equipamento.

 

6. Células Fotovoltaicas orgânicas (OPV)
Conhecidas pela sua flexibilidade e baixo custo, elas são mais aplicadas em projetos de grande escala já que a sua eficiência pode variar pela área que ele ocupa.

São de polímero e utilizam a eletrônica orgânica para absorver a luz solar e transportar a carga para a produção de eletricidade.

 

 

Fonte: minhacasasolar


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.