Os Maiores Apagões da História: 2 Meses no Escuro e 620 Milhões Sem Energia

Energia Solar em Salvador, BA

Os Maiores Apagões da História: 2 Meses no Escuro e 620 Milhões Sem Energia

Capa

Os Maiores Apagões da História: 2 Meses no Escuro e 620 Milhões Sem Energia

"Descubra quais foram os blecautes mais longos e os que impactaram o maior número de pessoas, tanto no Brasil quanto no mundo

 

 

Mais de meio milhão de imóveis ainda estavam sem energia na Grande São Paulo na manhã da última segunda-feira (14/10), após mais de 60 horas de interrupção no fornecimento. O blecaute foi causado por um vendaval na noite de sexta-feira (11/10), com ventos superiores a 100 km/h que danificaram a rede elétrica da Enel, deixando mais de 2 milhões de consumidores sem eletricidade.

 

Ocorrências dessa magnitude não são raras no Brasil. Em novembro do ano passado, a própria região metropolitana de São Paulo enfrentou um apagão que afetou 23 municípios e deixou mais de 2 milhões de pessoas sem luz. Além de eventos climáticos, problemas de infraestrutura, como falhas em linhas de transmissão e equipamentos, bem como erros humanos e sabotagens, podem gerar blecautes em grande escala.

 

Maior blecaute da história do Brasil

Em 11 de março de 1999, o Brasil sofreu o maior blecaute de sua história, atingindo quase 100 milhões de pessoas. O apagão impactou os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

 

O problema foi desencadeado por um raio que atingiu uma subestação em Bauru (SP), provocando uma reação em cadeia no sistema elétrico do país, que na época sofria com a falta de investimentos em manutenção e expansão. A energia foi restabelecida em algumas horas.

 

Blecaute mais longo da história do Brasil

Em novembro de 2020, o estado do Amapá enfrentou o blecaute mais longo do Brasil, que durou 22 dias. O apagão foi causado pela explosão e incêndio em uma subestação, danificando um transformador da linha de transmissão em 3 de novembro. Quase 90% do estado ficou sem energia por quatro dias e um sistema de racionamento foi implementado, até que a situação fosse normalizada em 24 de novembro.

 

Maior blecaute da história mundial

O maior blecaute registrado no mundo ocorreu em 31 de julho de 2012, na Índia, quando 620 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade. O apagão ocorreu devido a uma combinação de onda de calor e baixos níveis nos reservatórios de hidrelétricas do país.

 

Mais da metade do território indiano ficou no escuro, representando cerca de 10% da população mundial. Apesar da extensão, o problema foi resolvido de forma relativamente rápida, com a maioria das áreas recuperando o fornecimento de energia no dia seguinte.

 

Blecaute mais longo da história mundial

O apagão mais longo da história mundial ocorreu nas Filipinas em 2013, como resultado do tufão Haiyan, também conhecido como supertufão Yolanda, um dos maiores ciclones tropicais já registrados. A tempestade devastou o país e deixou mais de 6 mil mortos.

 

O sistema elétrico filipino foi severamente danificado, deixando 6,7 milhões de pessoas sem energia. Em algumas regiões, o restabelecimento da eletricidade levou quase dois meses. A extensão do apagão foi equivalente a 6,3 bilhões de horas sem energia, quase o dobro do blecaute de Porto Rico em 2017, que somou 3,4 bilhões de horas sem eletricidade.

 

Descubra os benefícios da energia solar agora mesmo! Faça uma simulação em nosso site ou entre em contato conosco através dos números: (71) 2626-3005 ou (71) 99103-3263 no WhatsApp.


EcoPlanetEnergyEnergiaSolarSustentabilidadeCriseEnergéticaRenováveis

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.