Projeto Arquitetônico Comercial
ProjetosO que é projeto de arquitetura comercial?
Como seu próprio nome já diz, a arquitetura comercial é o ramo da arquitetura que desenvolve projetos para espaços comerciais, como lojas, quiosques, bares, restaurantes e todo tipo de estabelecimento. Ter um ambiente comercial atrativo não é mais sinônimo apenas de um espaço arrumado e bons produtos, pois o consumidor contemporâneo está muito mais exigente.
Abrir uma loja cujo espaço levou em conta apenas o que outras marcas já estão fazendo, reproduzindo a estética que se vê em outros estabelecimentos, nem sempre é o suficiente para se destacar no meio de tantas outras. Ter uma arquitetura comercial planejada ajuda a se destacar na multidão, mostrando que esta é uma marca única através de uma identidade visual muito bem trabalhada.
Mas, ao se projetar uma loja, não basta apenas pensar em seu espaço físico e como os produtos serão apresentados. Atualmente, a arquitetura comercial precisa levar em conta também o público-alvo da marca, a circulação da loja, cores, iluminação, apresentação da marca no ambiente e muitos outros detalhes que, a princípio, nem percebemos, mas que fazem uma enorme diferença.
Quando bem pensado, um projeto de arquitetura comercial é capaz de destacar a loja e atrair muita gente. Afinal, um dos primeiros pontos que conquista o público é a forma como ele percebe o espaço da loja e ter um ambiente bonito, bem decorado e com uma boa iluminação é realmente um diferencial. Porém, uma loja bonita, mas que não oferece conforto algum acaba espantando o público.
A princípio, ter um projeto de arquitetura comercial para uma loja pode parecer algo dispendioso ou um investimento que irá demorar a dar resultados, porém a realidade não é essa. Uma loja mais bonita, organizada, funcional e que ofereça uma ótima experiência aos consumidores tende a alcançar o sucesso mais rapidamente, tornando este um investimento que vale muito a pena.
Quem está pensando em abrir uma loja (ou mesmo buscando formas de melhorar uma que já está aberta) pode encontrar num projeto comercial aquele diferencial que estava faltando. Todo dinheiro utilizado para melhorar o ambiente para os clientes não deve ser encarado como um gasto, mas como um investimento que dará retorno a médio prazo.
