Psicanálise: um reencontro com a sua Essência
Antes de tudo, é importante refletir: em que momento da vida você se levou da sua verdadeira essência?
Desde a infância, para sermos amados, aceitos e sobrevivermos em nossos ambientes, seja na família, na escola ou na sociedade, aprendendo a nos adaptar. Criamos máscaras, assumimos papéis, desenvolvemos mecanismos de defesa. Muitas vezes dissemos "sim" quando o que realmente queríamos era dizer "não". Reprimimos desejos, silenciamos emoções para não incomodar e, um pouco, construímos um personagem funcional… mas distante de quem realmente somos.
Com o passar do tempo, nossa essência vai ficar soterrada sob camadas de expectativas alheias, medos, culpas e padrões de comportamento que um dia fez sentido, mas que hoje nos limitam e nos causam sofrimento.
Ansiedade, depressão, sensação de vazio, repetição de padrões dolorosos… Muitas vezes, esses sintomas são o grito da nossa essência pedindo por atenção. Uma tentativa de nos lembrar que há algo dentro de nós que precisa ser olhado, cuidado e libertação.
A psicanálise não é sobre criar uma nova versão de você.
É sobre escavar, com delicadeza e respeito, para reencontrar o seu verdadeiro "eu", aquele Ser Divino que sempre existe dentro de você.
Ao longo do processo terapêutico, vamos identificar os mecanismos inconscientes que ainda influenciam suas escolhas, emoções e reações. E, de forma progressiva e consciente, trabalhe a ressignificação desses padrões, abrindo espaço para uma vida mais leve, autêntica e em sintonia com o que realmente faz sentido para você.
