A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue. É um tratamento de urgência e de alta complexidade, em que os pacientes, pela ausência do funcionamento renal, são submetidos a uma terapia renal substitutiva.
Através dela, são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio, sódio e água. Esta forma de tratamento da IRC implica num procedimento em que o sangue será transportado para fora do corpo passando por um rim artificial chamado dialisador (capilar ou filtro), onde são purificados os produtos ou toxinas acumuladas. Durante a diálise, o sangue é retirado através da linha arterial do dialisador, onde é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa. O dialisador é imerso em um líquido que contém concentração eletrolítica semelhante ao plasma.
Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas. Podem existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente, assim como em uma mulher grávida. De fato, crianças e adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior.
Com capacidade para atender até 240 pacientes, o serviço de HEMODIÁLISE, ocupa 2 andares, numa área de 780m2, totalmente climatizada. As máquinas são de marca FRESENIUS e as cadeiras possuem espuma especial Pró-saúde.
Dispõe ainda de Consultório medico, Sala de procedimentos, Sala de emergência, Sala da Assistente Social, Consultório da Psicóloga, duas recepções, Sala de Diálise Peritonial, dois apartamentos para repouso medico/técnico, Almoxarifado, Sala para manutenção de equipamentos, Osmose, dois reusos, uma copa, 08 banheiros, entre outros itens.”
EQUIPE:
Médico Responsável Técnico
Dra. Andreia Nunes Kuwano – CRM/SE 3948
Enfermeiro Responsável Técnico
Enf. Igor Almeida de Melo Laytynher – COREN/SE 275489
Serviço Social – Responsável Técnico
Tatiana Nunes Vésper – CRESS/SE nº262, 18º REGIÃO
Serviço Nutricional – Responsável Técnico
Dra. Larissa Costa Oliveira – CRN 5874
Serviço Psicológico – Responsável Técnico
Dra. Solange Fonseca Santos – CRP/SE 19/01051

