O que é e como tratar?
A celulite é uma alteração fisiológica da arquitetura da pele e gordura, comumente vista nos membros inferiores das mulheres. Tem relação hormônio femininos, logo quase todas as mulheres tendem a apresentar certo grau de celulite durante a vida. Aqui vamos subdividi-las de acordo com os graus e indicar os melhores tratamentos em cada caso
Grau 1
Na celulite grau 1, as celulites não são muito visíveis e na maioria das vezes só é possível vê-la quando uma pressão é feita com os dedos em forma de pinça, sob a luz ou durante a contração da musculatura.
Neste caso, você pode se beneficiar dos cremes anticelulite e boas massagens que podem ser feitas em casa. Investir na alimentação específica balanceada com baixa ingesta de gordura e rica em vitamina C e com ação anti-inflamatória vai ajudar bastante. Drenagem linfática pode ser associada e ajuda na redução do edema.
Grau 2
Aqui, as celulites já estão visíveis sem precisar fazer qualquer tipo de pressão na pele. Pequenas ondulações já podem ser notadas e o acúmulo de líquidos é grande.
O grau 2 é um estágio intermediário e já ha um aumento da fibrose além do edema. O Ultrasson cavitacional ajuda a diminuir a fibrose com a quebra da gordura e pode ser associado a Radiofrequência para melhora da flacidez e estímulo de colágeno. Outra opção é associarmos o Laser I-lipo que além de atuar na quebra da gordura melhora a silhueta com redução de medidas com a Radiofrequência.
Grau 3
A situação neste caso já está um pouco mais grave e o local da celulite pode se tornar doloroso. O aspecto “casca de laranja” é predominante e há formação de nódulos de fibrose dando um visual estético nada agradável.
Além da drenagem, do I-lipo, da radiofrequência e ultrasson já citados para o tratamento da celulite grau 2, existe outra técnica que pode lhe beneficiar: a carboxiterapia. Ela usa jatos de gás carbônico, que através de uma agulha inserida no tecido subcutâneo, para romper a células de gordura e os nódulos formados pela fibrose. Em alguns casos mais graves, pode ser feito o preenchimento de celulites mais profundas com acido hialuronico.
Grau 4
É o último estágio da celulite e consequentemente o mais grave. Há formação de nódulos de fibrose maiores e que se tornam muito mais doloridos, deixando alguns pontos da região afetada enrijecidos. Os cuidados aqui devem ser redobrados e os tratamentos estéticos com aparelhos não são muito eficazes, a expectativa de melhora é de apenas 30%.
Se até aqui nenhum tratamento funcionou você pode ir para a sua última opção, que é a cirurgia. O nome da técnica é Subincisão, onde uma agulha é inserida no tecido para promover a quebra do tecido fibroso, aliviando as dores e melhorando o aspecto da pele. Essa técnica pode ser associada com um preenchimento da região com o ácido hialurônico.
Vale lembra que o combate a celulite deve ser diário. Não há cura e sim controle da problema. Seu corpo sempre tenderá a formar celulite, logo uma dieta saudável (pouco calórica e balanceada), exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos devem ser um hábito. Os tratamentos estéticos podem ser feitos periodicamente para amenizar e manter a celulite controlada.

