Avaliação Psicológica para Cirurgia de Vasectomia
Psicologia A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O laudo psicológico pode ser solicitado para realização da cirurgia por planos de saúde, pois a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proíbe a realização do procedimento quando a capacidade de discernimento está afetada por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente.
Por conta disso, o laudo psicológico é necessário. Seu objetivo é garantir que a pessoa está tomando a decisão de livre vontade, sem a influência de fatores relacionados à estados emocionais alterados ou incapacidade mental. Essa avaliação é feita por um psicólogo, e leva em média 5 sessões para que seja finalizada, que em seguida fornece o laudo com indicação favorável ou não ao procedimento.
A vasectomia é realizada em um centro cirúrgico ambulatorial, trata-se de procedimento simples, sem necessidade de internação hospitalar.
Devido à simplicidade da cirurgia, a vasectomia geralmente leva menos de 30 minutos para ser concluída. O paciente pode retornar à atividade profissional em até 2 dias e a atividade sexual após a queda dos pontos que ocorrem de maneira espontânea em até uma semana.
No Brasil a vasectomia só é permitida para homens com mais de 25 anos ou 2 filhos vivos, sendo necessário um período mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade de realização do procedimento até a data da vasectomia.
