Você provavelmente já deve ter visto essa planta em muitos lugares. Ela tem o formato de coração e está presente em muitos vasos e jardins como planta ornamental. Trata-se do Antúrio, uma planta exótica e duradoura que remete à imponência, autoridade e luxo.
Ao contrário do que se pensa, a flor não é a parte em forma de coração. Falaremos sobre isso, bem como sobre suas características gerais, origem, significado e como manter.
1. Características gerais
O antúrio, Anthurium, é uma planta do gênero botânico, pertencente à família das Araceae e é muito tradicional no paisagismo. Ela já fez sucesso há muito tempo, mas voltou a brilhar novamente decorando interiores e também jardins externos.
A parte vermelha em formato de coração é chamada de bráctea e tem a função de atrair polinizadores da planta, uma vez que as flores são os pequenos pontos que ficam em torno da espádice (espiga). Esse conjunto todo forma o que se chama de inflorescência.
Atualmente, existem cerca de 600 espécies de antúrio, com portes variados e inflorescências nas cores branca, rosa, salmão, vermelha, verde e até marrom. No Brasil, as espécies mais populares são: Anthurium andreanum (paleta-de-pintor) e Anthurium scherzeranum (flor-de-flamingo).
O antúrio é considerado uma planta tóxica por possuir oxalato de cálcio, por isso não é aconselhável tê-la perto de animais ou crianças, pois o contato com ela pode provocar queimação, irritação das mucosas, náuseas e inchaço.
