Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial
FisioterapiaA Academia Americana de Dor Orofacial define disfunções temporomandibulares (DTM) como um termo coletivo para condições clínicas que envolvem a musculatura mastigatória, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.
As DTM’s podem ser classificas em muscular, articular ou mista. Os músculos têm um papel importante nas DTM’s, mesmo quando não são a origem da disfunção, pois existe uma interrelação fisiológica entre o sistema motor e as demais estruturas do sistema.
Sendo assim, as alterações musculares representam a grande maioria dos casos.
Os principais sinais e sintomas de DTM são dores na face, sensação de rosto cansado, dores na nuca ou ombro, dores de cabeça frontal ou temporal, dor de ouvido ou sensação de ouvidos tapados, estalos ou ruídos na articulação temporomandibular (em frente ao ouvido), dores ou dificuldade para abrir ou fechar a boca.
As principais características das disfunções musculares são dor, sensibilidade e redução da amplitude de movimento, além de fadiga, fraqueza e rigidez muscular. A dor pode envolver os músculos mastigatórios, a região facial, maxila e mandíbula, produzir cefaleia temporal, frontal e occipital, envolver a região pré-auricular, a orelha e região cervical, além de sintomas otológicos.
O tratamento fisioterapêutico visa, sobretudo, o controle da dor, a correção da biomecânica articular e o restabelecimento da função mandibular.
Escolher a Juliana Savini Fisioterapia e Osteopatia para o tratamento da sua disfunção temporomandibular em Botucatu/SP significa optar por um cuidado especializado e dedicado. Estamos comprometidos em oferecer os melhores tratamentos disponíveis para garantir alívio e conforto duradouros. Contate-nos hoje para agendar sua consulta e começar o caminho para uma vida sem dor.
