Geriatra

Geriatria
Produto oferecido por: Dr. Luis Gustavo L. Mariotti
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

O envelhecimento é uma benção. É o fruto colhido a partir de uma vida repleta de aprendizados e conhecimentos, história de lutas, vitórias e derrotas, acertos e erros. Nunca vivemos tanto ao longo da história da humanidade.

O envelhecimento normal traz suas alterações esperadas. E junto a ele, do ponto de vista epidemiológico, há um aumento frequente de uma carga de comorbidades com o passar das décadas de vida, de causas multifatoriais, que podem levar a senilidade (envelhecimento patológico).

No caso do presidente, algumas alterações evidenciadas pela imprensa vem chamando a atenção:

1. Velocidade de marcha reduzida
2. Quedas frequentes
3. Alterações de memória/processamento de informações bem mais lento, incluindo o prejuízo no desempenho de tarefas em que antes ele se saía melhor (como discursos, entrevistas).
4. Perda de peso - segundo relatório médico - não sabemos o motivo exato, mas se não foi intencional, isso merece atenção especial.
5. Voz mais fraca

Outros detalhes médicos e avaliações são de caráter sigilosos. Mas, cabe algumas reflexões pertinentes:

1. A possibilidade de uma avaliação clinica de capacidade funcional + neuropsicólogica ajudaria no possível diagnóstico de síndrome demencial insidiosa de etiologia a definir.
2. A assistência multidisciplinar - com participação de nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, etc - é FUNDAMENTAL nestas situações.
3. A influência da capacidade cognitiva e autonomia para o exercício de algumas tarefas (das mais simples as mais complexas) é o que deve ser debatido, e não o fator IDADE.
4. Vivemos uma epidemia mundial quanto as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, e precisamos nos preparar para cuidar e sermos cuidados.
5. É possível que intervenções como estimulação cognitiva, alimentação mais saudável, sono adequado, redução de estresse, atividade física regular, correção de déficits sensoriais (audição/visão) e manejo do humor auxiliem na redução do risco/ progressão da doença neurológica (se diagnosticada).
6. Atenção aos familiares/cuidadores.

A pessoa idosa precisa sempre de um geriatra.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?