Beleza, alegria e muita energia positiva são alguns dos benefícios que os girassóis transmitem onde forem dispostos. A nobreza da flor está presente até em seu nome científico Helianthus annus, em que Helianthus significa “flor do sol”. Além de bela e chamativa, qualidades que a tornam uma excelente planta ornamental, essa flor é muito útil e é possível aproveitar todas as suas partes. Por isso, hoje vamos ajudar você a saber como cuidar de girassol da melhor forma possível.
Um bom motivo para ter a flor do sol no jardim é que ela oferece um fruto seco, chamado de cípsela, cujas sementes são muito apreciadas cruas ou assadas em diversas receitas e ainda podem ser usadas para extração de óleo vegetal.
A forma exótica e o tom amarelo alaranjado vibrante dos girassóis proporcionam mais vida e dinamismo aos ambientes. Já as espécies plantadas no jardim brilham de forma majestosa e chamam a atenção de todos com sua rotação sempre voltada para o sol.
Originário da América do Norte, o girassol se reproduz por meio de sementes e é uma planta resistente e robusta, cujas flores surgem na primavera e no verão, porém podem aparecer o ano todo, sobretudo, sob temperaturas entre 18 e 30°C.
Hoje, o consumidor tem à sua disposição não só a espécie tradicional — que pode atingir cerca de três metros de altura —, como também os minigirassóis (Helianthus annus nanus), variedades com proporções menores que passaram a figurar em decorações e arranjos e podem atingir um metro de altura, no máximo.
Como cuidar de girassol
Para que os seus girassóis continuem fortes e bonitos por muito tempo, será necessário realizar alguns simples cuidados. Conforme a planta crescer, corte as mudas fracas, doentes e com má formação. Você deve ficar atento quando o espaço não estiver mais comportando a planta, para mudá-la a um vaso ou espaço mais apropriado.
Coloque seus girassóis em um local ensolarado, posicionado na direção do sol. Atente-se para eles não ficarem muito tempo do dia na sombra e nem pegar chuva em excesso. Para-peitos das janelas são os mais indicados para cultivar essas plantas dentro de casa ou em apartamentos sem sacadas.
Passo a passo para plantar um girassol
Plantar girassol é uma ótima alternativa de ter o seu jardim ou casa florida durante todo o ano. Apesar de ser mais comum em estações mais quentes, a sua florescência pode acontecer em qualquer época que apresente temperatura entre 18ºC e 30°C.
Se você vai dispô-lo em vasos, precisa limpá-los e esterilizá-los adequadamente antes. A escolha desse recipiente para plantar deve ser feita de acordo com o tamanho da espécie. Os de 30cm a 40cm e as jardineiras de janela são mais recomendados para girassóis anões. As espécies maiores já pedem recipientes de 18 a 20 litros.
Coloque um material para facilitar a drenagem da água no fundo do recipiente escolhido. Pode ser pedras, cascalhos, pedaços de terracotas ou pequenas espumas de poliestireno. Para o solo, você precisará de mistura de compostagem e solo comercial. Despeje-o no vaso até alcançar 2,5 cm do topo e umedeça bem. Também é recomendado adicionar cristais de retenção de água para garantir que os girassóis disponham de quantidades adequadas e diminua a necessidade de regas.
As sementes devem ser semeadas de 2 a 10 sempre em pares. Para cada uma, você deve despejar 25 ml de água. Continue fazendo isso a cada um ou dois dias para se certificar de que o solo permanecerá úmido até ocorrer a germinação, o que deve ocorrer em três a oito dias.
