Maria-Sem-Vergonha

Floriculturas
Produto oferecido por: Botucatu Garden
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

A planta conhecida popularmente como Maria-Sem-Vergonha ou Beijinho tem como nome científico Impatiens walleriana, pertence ao gênero Angiospermae e a família Balsaminaceae. Um espécime bastante gracioso de planta que além de muito vigor se caracteriza por conseguir crescer em qualquer lugar.

Aliás, um dos principais problemas com a Maria-Sem-Vergonha está exatamente no fato de ela se propaga muito facilmente e pode se tornar uma praga. Quem descuida com essa planta acaba com uma verdadeira invasora no seu jardim. Para evitar problemas com essa espécie de planta é importante tomar alguns cuidados.

Características Da Maria-Sem-Vergonha

Essa espécie é o pai de vários híbridos e quase nunca é encontrada em cultivo. A origem dessa planta é o leste africano. As flores dessa planta são grandes e escarlates e as folhas são verdes com bordas brancas.

Esses híbridos fornecem uma grande variedade de flores e folhagem, as flores podem variar desde o branco até as diferentes tonalidades de rosa e alaranjado, passando ainda por tons escarlate e púrpuro-escuro. Algumas plantas possuem desenhos listrados, basta conferir de perto.

As flores da Maria-Sem-Vergonha vão desde os exemplares mais simples com pétalas bem singelas até aquelas que são dobradas em várias camadas. A folhagem dessa planta assume diversas formas e cores com desenhos que podem ser ovalados ou codiformes. 

Os Cuidados Com a Maria-Sem-Vergonha

Primavera e Verão

Uma dica importante em relação a Maria-Sem-Vergonha é que a sua floração acontece de forma melhor quando as suas raízes ficam amontoadas. Sendo assim somente reenvase a planta quando esta preencher o recipiente. O melhor período do ano para fazer a troca de vaso é durante a primavera, retire o exemplar de Maria-Sem-Vergonha do vaso antigo e com um bom composto de terra mude-o de lugar.

A temperatura ideal para a Maria-Sem-Vergonha nas estações da primavera e verão oscilam em torno de 18°C. Vale destacar que apesar de 18°C ser a temperatura ideal essa planta resiste ao calor intenso. Nessas estações a rega deve ser feita com frequência para manter o composto úmido. Porém, tenha o cuidado de não encharcar a planta, pois você pode acabar “afogando” as raízes da Maria-Sem-Vergonha. Durante o verão você deve pulverizar água na planta, mas, cuide para evitar que as folhas fiquem molhadas por muito tempo. A água acumulada nas folhas facilita o ataque dos fungos.

Outono e Inverno

Durante as estações mais frias do ano, outono e inverno, a temperatura deve ser mantida em torno de 18°C. Isso ajuda a fazer com que a planta fique sempre viçosa e florindo. Nessas estações mais frias e amenas você pode diminuir um pouco a rega e também a adubação.

Nos casos em que o frio é intenso é importante deixar que o composto fique quase seco entre uma rega e outra. Deixe sem adubar durante um tempo e assim tenha um exemplar de Maria-Sem-Vergonha mais bonito e cheio de vida. É importante cuidar para que a temperatura não fique abaixo de 13°C, pois esse genêro de planta não suporta invernos muito rigorosos. 


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?