A moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupuntura, sendo amplamente utilizada em outros sistemas de Medicina Oriental tradicionais como: Japão, Coreia, Vietname, Tibete e Mongólia. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior á acupunctura.
O efeito da moxa é semelhante á acupunctura, que age estimulando os pontos da acupuntura para fortalecer a circulação do Qi (energia) e do sangue, sendo que a moxa estimula com o calor. No capítulo 75 do Ling Shu está escrito “quando o sangue nos vasos torna-se estagnante ou fica bloqueado, deve ser tratado somente pelo fogo”. Esta e outras passagens descritos nos livros antigos, ilustram bem as funções da moxa.
As doenças mais comuns tratados com moxabustão ou moxaterapia
Em geral, moxabustão é muitas vezes usado como um tratamento complementar com a acupuntura. Portanto, as pessoas com doenças crônicas e distúrbios de estresse são candidatos comuns para moxabustão. Aqui estão algumas condições comuns que podem ser tratados com moxabustão são listados.
Crônica dor nas costas, lesões desportivas, dores de cabeça, fadiga e artrite crônica
Os transtornos de ansiedade, sintomas de alguns tipos de depressão
Doenças femininas, o sistema reprodutivo, como cólicas menstruais, menstruação irregular, entre outros.
