Você sabe o que é a amebíase e como ela pode ser tratada?

Outros Serviços
Produto oferecido por: Grupo Uniplan Vidas
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

A amebíase é uma infecção causada por parasita ou protozoário e que fica restrita ao intestino, seu principal sintoma é a diarreia. O órgão que geralmente fica mais comprometido é o fígado. Aproximadamente 1% da população é infectada pelo parasita, principalmente os habitantes de classe mais baixa de países em desenvolvimento.

Como a amebíase é contraída
É possível contrair amebíase por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada com material fecal (que tenham cistos da Entamoeba – agente que causa a doença). Existem outras maneiras de adquirir a doença, porém, estas são bem menos frequentes e ficam restritas praticamente a pessoas com imunidade comprometida.

Sintomas da amebíase
Os sintomas são diversos e podem variar de diarreias com cólicas e aumento dos sons intestinais até uma diarreia mais intensa com perda de sangue nas fezes, emagrecimento e febre. Em casos mais extremos, ocorre a invasão da parede do intestino grosso com inflamação mais intensa, chamada pelos médicos de colite.

Não é muito comum, mas existem chances de o protozoário penetrar na circulação, formando abscessos no fígado, que causam febre e calafrios. É possível também que algumas tumorações se formem no intestino, sendo chamadas de amebomas. Em situações de doença extra-intestinal ou invasiva, o paciente pode chegar até ao óbito.

Prevenção da amebíase
A principal causa desta infecção é a contaminação fecal dos alimentos e da água. Para a prevenção desta doença, as medidas de saneamento básico como o tratamento da água e esgoto, são decisivas.

Os alimentos que estão mais propícios a serem contaminados são os vegetais cultivados junto ao solo. A higienização desses alimentos crus deve ser rigorosa com detergentes potentes e imersão em vinagre ou ácido acético por 10 a 15 minutos. Para a descontaminação da água é necessário que a mesma seja fervida.

Hábitos diários de higiene também são importantes, como por exemplo lavar as mãos após usar o banheiro. A vigilância sanitária em áreas de alimentos é de suma importância.

Diagnóstico da Amebíase
Uma das opções para identificar o parasita da amebíase é o exame de fezes. Os exames de imagem – tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância – também são efetivos. Em alguns casos, além de exames de imagem, os médicos usam agulhas finas para puncionar os abscessos.

Tratamento para amebíase
Para tratar amebíase, os médicos indicam um antimicrobiano chamado de metronidazol. O tempo de tratamento varia conforme o quadro da pessoa. São raros os casos que necessitam de cirurgia.

 

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?

Avalie este produto