Como são feito vidros?

Vidraçarias em Alfenas, MG

Como são feito vidros?

coleira (6)

A obtenção do vidro é resultado da fusão de matérias primas, seguida de um controlado resfriamento, por isso a formação deste material é vista como uma questão cinética, por depender estritamente do tempo. Na Figura acima, pode-se ver que há várias maneiras de resfriamento de um líquido, porém, para a obtenção do vidro, o líquido deve ser resfriado rapidamente, para que seus átomos não consigam obter um tempo necessário de se ordenarem e formarem um material cristalino.
A formação do vidro é toda pautada na etapa de resfriamento, em que a taxa de tal fase é imprescindível no processo, já que a velocidade varia de acordo com a composição de cada vidro. Um utilizado em janelas, por exemplo, não necessita que seu resfriamento seja feito de forma rápida, já um vidro metálico, necessita que seu resfriamento seja feito de forma veloz, chegando a uma velocidade de até 106 Km/s.

 

Fonte: materiaisjr.com.br


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.