Como funciona a energia solar?
Energia Solar em Belo Horizonte, MG
Como funciona a energia solar?
A energia solar funciona através da conversão da luz do sol em eletricidade, utilizando um processo conhecido como efeito fotovoltaico. Esse processo acontece em dispositivos chamados painéis solares ou módulos fotovoltaicos, que são compostos por células fotovoltaicas. Cada célula é feita de materiais semicondutores, como o silício, que absorvem a luz solar e liberam elétrons, criando assim uma corrente elétrica.
Quando os fótons da luz solar atingem a superfície dos painéis, eles excitam os elétrons do material semicondutor, fazendo com que esses elétrons se movam e gerem eletricidade. Essa eletricidade gerada é em corrente contínua (CC), que precisa ser convertida em corrente alternada (CA), que é o tipo de eletricidade utilizada na maioria dos aparelhos eletrônicos e no sistema elétrico das residências e empresas. Essa conversão é feita por um dispositivo chamado inversor solar.
Após a conversão, a energia pode ser utilizada diretamente nos aparelhos elétricos, armazenada em baterias para uso posterior ou injetada na rede elétrica, o que é conhecido como sistema de compensação de energia. No caso de sistemas conectados à rede, a energia excedente gerada durante os períodos de maior incidência solar pode ser "vendida" para a concessionária de energia, gerando créditos que podem ser usados quando a geração solar for menor, como à noite ou em dias nublados.
A energia solar é uma fonte limpa, renovável e sustentável, pois não emite gases de efeito estufa durante sua produção e utiliza uma fonte de energia abundante: o sol. Além disso, os sistemas fotovoltaicos requerem pouca manutenção, têm uma vida útil longa, e oferecem uma forma eficiente de reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis, contribuindo para a preservação ambiental e a economia de custos com eletricidade a longo prazo.