Entenda a importância da manutenção elétrica preventiva
Eletricistas em São Tiago, MG
Entenda a importância da manutenção elétrica preventiva
Vantagens da Manutenção Preventiva
Aumento na economia
Agendar inspeções e fazer diagnósticos de equipamentos e redes elétricas, ajudam a detectar problemas simples com antecedência. Dessa forma, os gastos com consertos e mão de obra são menores, pois ainda serão pequenos e, em sua maioria, fáceis de resolver. Quando não é diagnosticado, podem ocasionar estrago em outros equipamentos e sua resolução sair mais cara do que o previsto.
Segurança patrimonial e de funcionários
Contar com um programa de manutenção preventiva, é garantir a diminuição de riscos de incêndios e problemas com as instalações elétricas, trazendo segurança ao local, às pessoas que ocupam o espaço e os equipamentos utilizados.
Confiança nos sistemas elétricos
Inspeções feitas no local, aumentam a confiança nos sistemas elétricos e reduz a possibilidade de falhas nos equipamentos, o que garante que o trabalho não seja interrompido e os prazos sejam cumpridos.
Quais as diferenças entre manutenção elétrica corretiva, preventiva e preditiva?
A manutenção corretiva é feita quando o problema já ocorreu e é necessário que os reparos sejam feitos imediatamente.
A manutenção preventiva é a verificação dos sistemas e equipamentos elétricos, de modo a localizar qualquer possível problema e resolvê-lo para que tudo permaneça em ordem e não acarretem em perdas e danos maiores.
A manutenção preditiva, semelhante à preventiva, acontece em setores industriais para monitorar o funcionamento dos maquinários, podendo prever quando deverá ser feita a manutenção elétrica. Desta forma, reduz custos e evita troca frequente de equipamentos.
Como um software de gestão predial pode auxiliar
Através de um software de gestão predial, é possível facilitar, além de elétrica, o controle de sistemas de ar condicionado, iluminação, hidráulica e muito mais.
Identificar problemas e solucioná-los também se torna muito mais rápido, pois é possível envolver desde o colaborador até o fornecedor, para acompanhar todas as necessidades da empresa.
E o mais importante para a manutenção preventiva: emitir relatórios e ver o histórico dos equipamentos cadastrados, controle de gastos e indicadores de consumo, que auxiliam na tomada de decisões.