10 dicas de como se portar em uma entrevista de emprego, por Rafaela Muller.

Informações em Geral em Joinville, SC

10 dicas de como se portar em uma entrevista de emprego, por Rafaela Muller.

Publicado em: 30/10/2018 às 18:02   Por Solutudo Joinville
rafaela

Esta a procura de emprego? Foi chamado para uma entrevista? Então fique atento a essas 10 dicas importantíssimas...

Independentemente se você está empregado ou não, se esta é a primeira ou a última fase de um processo seletivo, o momento da entrevista de emprego sempre é motivo de ansiedade, nervosismo e em alguns casos insegurança. Mesmo que, para chegar à este momento é sinal de que em uma primeira a análise do seu currículo foi positiva, o fato de estar sendo avaliado e a expectativa de ser aprovado tornam esse momento um tanto quanto desconfortável.
Para ajudá-lo a lidar melhor com este momento, seguem 10 dicas simples que poderão fazer toda diferença:

1 - Contato telefônico 
Este é um momento que acontece em geral antes da primeira entrevista, mas pode se repetir caso o processo tenha mais de uma etapa, o que em geral acontece. E como todas as demais fases, esta também auxilia o recrutador a construir as impressões sobre o candidato. Desta forma, cuidado com a sua comunicação, educação, interesse que demostrar na vaga, etc. Ah! Fique atendo ao telefone e avise sua família e/ou demais pessoas que você colocou como contato no currículo. Não dá para perder uma oportunidade porque o recrutador não consegue falar com você!

2 - Seja pontual
A pontualidade é algo que fala muito sobre você. Seu comportamento passado pressupõem comportamento futuro, entende-se que se o candidato não consegue chegar no horário para a entrevista, provavelmente não conseguirá chegar no horário para o trabalho. Não há necessidade de chegar com 1 hora de antecedência, até para não transparecer ansiedade excessiva, mas chegar 15 minutos antes já é o suficiente.

3 - Apresentação pessoal
Procure se vestir de acordo com o cargo e também com a empresa que você foi chamado. Dependendo do negócio, você pode visitar a empresa como cliente, pesquisar no site da empresa se constam fotos, ou se traz algo sobre “dress code”, que são as orientações sobre vestimenta. Cuidado para não cometer exageros, no caso das mulheres em se tratando de maquiagem, perfume, adereços e comprimento das roupas. Para os homens, também vale a dica dos perfumes e uso de gravata e paletó, quando não se faz necessário. Muitas vezes, menos é mais!

4 - Conheça o seu currículo
Prepare-se para este momento fazendo a leitura do seu currículo dias antes da entrevista. Seja o que você enviou para a empresa ou o último que tenha com você. Isto é muito importante para que não aconteçam situações desconfortáveis onde é perguntado algo e você dá uma resposta diferente do que consta no seu currículo. Dentre outras hipóteses, pode passar a impressão de que as informações não são verídicas. Além de trazer fluidez à entrevista por estar com as informações na “ponta da língua”, passa segurança. Também acontecer de, no momento da revisão, encontrar a necessidade de atualização, conclusão de um curso, mudança de endereço, etc, e se acontecer, já mencione isto no momento da entrevista e pode até levar um currículo atualizado, mostrando proatividade.

5 - Prepare-se para o interrogatório
Por nervosismo, muitas vezes o candidato não responde o que foi perguntado. Complementando a dica anterior, também é importante se preparar para as perguntas sobre os seus conhecimentos (o que você sabe) e suas habilidades (o que você sabe fazer). Revise as experiências que teve, os desafios, as conquistas e selecione as mais importantes. Cada vez mais a entrevista por competências vem sendo utilizada, onde o entrevistador investiga situações passadas. Mas, independente do modelo de entrevista utilizado, esse momento de preparação o ajudará a não esquecer dos fatos mais relevantes e dos melhores exemplos de situações vividas.

6 - Comunicação verbal e não verbal
A comunicação é uma habilidade sempre muito valorizada. Além de toda preparação do conteúdo, é importante também cuidar com a forma como você responderá a todas as perguntas. Ouça atentamente, respire fundo para ajudar a diminuir a tensão, e tente falar clara e calmamente, pois assim não correrá o risco de atropelar as palavras e o entrevistador não compreende-lo. Seja positivo nas suas exposições, demonstre animação e energia. Outro cuidado é sobre nossa comunicação não verbal, pois é comum pensarmos para falar, mas esquecemos de pensar em como estamos sentados, o que estamos fazendo com nossos olhos, sobrancelhas, boca, mãos, ombros, etc. Se você tiver tempo, treine em frente ao espelho. Veja suas expressões ao se comunicar e então decida o que e como quer fazê-lo.

7 - Pesquise sobre a empresa
Antes de ir para a entrevista, pesquise sobre a empresa através das redes sociais, visite o site, veja qual é o negócio, setor de atuação, modelo de gestão, os valores, a missão e além de verificar se você se identifica com o que encontrar. Isto será muito bem visto pelo entrevistador, inclusive se conseguir citar o que mais lhe chamou a atenção. Não há problema em dizer que pesquisou sobre a empresa, após ter sido chamado, afinal isto mostra que você se prepara diante dos desafios.

8 - Mídias sociais
Assim como a orientação aos candidatos é de pesquisar sobre a empresa, o recrutador também poderá fazer o mesmo sobre você. Cuidado com as fotos, os assuntos que publica e compartilha.. Pense bem sempre que for postar alguma coisa e seja coerente com o que divulga, como por exemplo dizer que não gosta de sair a noite e possuir fotos na “balada”.

9- Celular
No momento da entrevista desligue ou coloque o celular no silencioso. Caso você tenha alguma situação especial, por exemplo alguém hospitalizado, ou qualquer emergência, antecipe o acontecido ao entrevistador e pergunte se pode ficar com ele ligado, pois com certeza, estes casos são completamente compreensíveis. Porém, ficar o tempo todo com os alertas de mensagens, desconcentrando tanto o entrevistado quanto o entrevistador, não contará pontos para você. Novamente fazemos referência ao fato de que isto mostra como você se comporta diante dos compromissos, ou seja, como será o dia a dia de trabalho com você.

10 - Seja sincero
Está fora de qualquer questão, independente da situação: mentir! Além de ser o trabalho do entrevistador lidar com este tipo de situação, isto não fará bem nem para você e nem para a empresa. Respeito, postura e educação são bem vindos em todos os lugares. É possível dizer o que você gosta, o que lhe faz feliz, o que não gosta e o que entende que faz parte da vida e tolera. Todas essas colocações, quando feitas de forma honesta e genuína fazem do momento da entrevista único. Respeitar o entrevistador, mas também respeitar a si mesmo são fundamentais para uma entrevista bem sucedida!

Essas dicas foram cuidadosamente escritas pela Psicóloga Rafaela Muller, especialista em "Gestão Estratégica de Pessoas" e atuante na área há mais de 15 anos. O intuito dessa postagem é ajudar aqueles que buscam uma recolocação no mercado ou ainda o primeiro emprego a se colocarem de uma forma adequada diante do entrevistador. Pode ser que aqui esteja o diferencial no momento da sua contratação! 


empregoentrevista de empregocomo agir na entrevista de emprego

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.