Dicas para adaptação das crianças nas escolas

Informações em Geral em Joinville, SC

Dicas para adaptação das crianças nas escolas

Publicado em: 19/02/2019 às 15:21   Por Solutudo Joinville
Dicas crianças

Com o início do ano letivo muitos pais passam pela mesmo desafio: adaptação de seus filhos com a escola. Algumas crianças tendo o primeiro contato com a vida escolar, outras trocando de instituição de ensino ou iniciando em uma nova turma. De qualquer forma, essa fase gera desconforto para as crianças e preocupação para os pais. Para ajudar a diminuir a angústia nesse momento tão especial nós procuramos quem entende do assunto para saber mais. Conversamos com a Professora e Consultora em Pedagogia, Vana Lenise, do CEI Católico Recanto do Anjos, que separou umas dicas muito bacanas que serão úteis nesse período de tantas novidades.

1º Respeitar o período de adaptação da escola - Horários e atividades planejadas para esses primeiros dias devem ser respeitados à risca, confie na escola escolhida, pois será um momento dramático caso não haja segurança. A sua convicção na escolha será passada em forma de segurança ou insegurança para seu filho nos primeiros dias de aula. Porém, nada o impede de acompanhar os primeiros momentos conversando com a professora.

2ِº JAMAIS chorar na despedida – a separação por algumas horas traz dor emocional para o filho, mas, talvez ainda maior para os pais. Sim, os pais sentem muito a falta da presença do pequeno no lar. A dica para que seu filho fique tranquilo na despedida é não chorar, pelo menos na frente dele (risos). Áh! E jamais diga para ele: -"não chore" pois, entenderá que algo ruim está acontecendo.

3º Dialogar - Converse com ele acerca das experiências da sua época como aluno. Relembre momentos bons e, sempre, após buscar seu filho, dialogue comparando as experiências de ambos. Isso aumentará a qualidade do relacionamento com seu filho, como também, contribuirá para solucionar pequenos problemas, como por exemplo, quando ele não gostou de algo que algum coleguinha o fez, mas que você sabe que faz parte da vida e precisa prepará-lo. Isso! aproveite! Esse é um momento ideal de preparação para a vida em sociedade.

4º Para as crianças que já andam, trazer caminhando, não no colo – isso evitará que a transição seja mais dolorosa ainda, pois se assim ocorrer, a criança sentirá a separação física de forma mais intensificada.

5º Não ficar em local visível para a criança – após entregar seu filho nas mãos da professora, se despeça e continue sua rotina normalmente. Combine com a escola de ligar em caso de a criança não ficar tranquila. Em geral, as crianças sofrem na hora da separação, mas em seguida, se distraem com as atividades propostas e pedem para retornar à escola no próximo dia.

Esperamos que, com essas dicas, pais e filhos possam iniciar o ano letivo com mais tranquilidade.


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.