Joinville 167 anos e a nossa história
Informações em Geral em Joinville, SC
Joinville 167 anos e a nossa história
Nove de março de 2018 a nossa tão querida cidade comemora 167 anos, somos a maior cidade do estado de Santa Catarina e segundo pesquisa do IBGE de 2017, somos em 577.077 habitantes. A cidade possui um alto índice de desenvolvimento humano comparado aos demais municípios brasileiros, ocupando a 21° posição nacional. Isso porque a nossa cidade é cheinha de gente trabalhadora, que luta e quer fazer a diferença, e não a toa, Joinville foi apontada como uma das melhores cidades para se viver no Brasil. Nós ostentamos o título de Manchester Catarinense, Cidade das Flores, Cidade dos Príncipes, Cidade das Bicicletas e Cidade da Dança.
Falando um pouquinho da nossa história... você sabe por que a cidade se chama Joinville?
Inicialmente conhecida por Colônia Dona Francisca, quando a princesa do Brasil, Francisca de Bragança, filha de D. Pedro I, casou em 1843 com o príncipe de Joinville (cidade francesa), Francisco Fernando de Orleans, que recebeu essas terras como dote. O nome da cidade mudou no ano de 1852 em homenagem a ele.
E como chegaram os primeiros imigrantes?
Em 1852 o rei Luís Filipe I foi destronado e seu filho, o príncipe de Joinville se refugiou na Inglaterra, com dificuldades financeiras decidiu vender ao Senador alemão Christian Mathias Schroeder, 8 das 25 léguas recebidas como dote e desde então iniciou-se o processo de colonização dessas terras. Os primeiros imigrantes começaram a chegar em 9 de março de 1851 através da Barca Colon, maioria de alemães, suíços e noruegueses.
Uma residência foi construída para administrar os bens do Príncipe de Joinville, com um caminho de palmeiras em frente à casa. Entretanto, nem o príncipe, nem a princesa chegaram a conhecer a cidade. A casa que foi construída é atualmente o "Museu Nacional de Imigração e Colonização", e a via à sua frente tornou-se a Rua das Palmeiras.
A agricultura era a fonte de renda que predominava por aqui, hoje temos mais de cem indústrias e essa é a principal atividade econômica, levando a cidade a ser conhecida como “Manchester Catarinense”. Joinville é o primeiro maior polo metalúrgico do Brasil, sendo a metalúrgica Tupy a maior do mundo. Outra marca importante da cidade é que ela é o maior polo industrial de ferramentaria do país. Em se tratando de vontade do povo de Joinville a nossa cidade só tem a crescer e nos encher de orgulho.
Essa é a nossa história nesses 167 anos de existência, e esse é apenas o começo de uma vida de sonhos realizados e amor a nossa cidade e as nossas tradições.