7 SINAIS QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR PARA SABER QUANDO TROCAR OS PNEUS
Autopeças em Avaré, SP
7 SINAIS QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR PARA SABER QUANDO TROCAR OS PNEUS
1. Altura dos sulcos
Um dos principais sinais de que é hora de trocar os pneus é quando o TWI (Tread Wear Indicator, ou Indicação de Desgaste de Banda) está no nível da banda de rodagem. Nessa situação, a altura dos sulcos ficará abaixo de 1,6 milímetro — o famoso pneu careca.
Localizar o marcador de TWI no pneu é fácil. Primeiro, procure pela sigla TWI ou por um triângulo na lateral do pneu — o sinal depende do fabricante. Em seguida, siga uma linha reta da marca até a banda de rodagem para encontrar o marcador. Se ele estiver visível, é hora de fazer a troca.
Os motoristas que dirigem com o pneu careca estão desobedecendo à lei e correm o risco de receber cinco pontos na carteira, multa de R$ 195,23 e ter o carro apreendido.
2. Tempo de uso
Você sabia que os pneus têm um prazo de validade? Ele é de cinco anos após a data de fabricação e é indicada na lateral do pneu por meio de quatro números. Os dois primeiros representam a semana e os dois últimos o ano de fabricação. Se um pneu tem o número 2515, por exemplo, é sinal de que ele foi produzido na 25ª semana de 2015. Mas, se os pneus do seu carro tiverem mais de cinco anos, isso não quer dizer que eles devem ser trocados imediatamente.
Na verdade, o prazo de cinco anos representa mais uma garantia de que os pneus funcionarão perfeitamente bem e, após isso, é hora de redobrar os cuidados e levá-los para serem inspecionados, ao menos, uma vez por ano. Geralmente, pneus de carros de performance perdem aderência com mais facilidade, sendo recomendado trocá-los a cada cinco anos.
Já no caso de carros populares, a recomendação sobe para 10 anos — desde que o pneu seja muito bem conservado e esteja com o alinhamento, balanceamento e calibragem em dia. Mas, é importante se atentar: mesmo que os pneus pareçam estar em boas condições e o TWI não tenha sido atingido, o ideal é substituir os mesmos em 10 anos de uso.
3. Envelhecimento dos pneus
Os pneus do carro estão expostos a diversas condições adversas no trânsito, como temperaturas altas, terrenos acidentados e diferenças de pressão, por exemplo. Por esses motivos, é muito difícil determinar, com precisão, quanto tempo um pneu pode durar.
No entanto, sinais de envelhecimento acabam aparecendo com o tempo, como fendas na borracha e deformações, daí a necessidade de você permanecer atento aos pneus, de maneira contínua, e substitui-los, caso algum desgaste provocado pelo tempo apareça.
4. Aparecimento de furos ou cortes
Imprevistos ocorrem em qualquer situação, principalmente no trânsito. Porém, se enquanto estiver dirigindo os pneus do veículo sofrerem algum furo ou corte na lateral, eles devem ser trocados imediatamente. Isso é necessário porque a estrutura do pneu de carros de passeio não aceita reparos, com segurança. Assim, qualquer tentativa de consertar um pneu avariado na lateral só vai trazer riscos para a sua segurança e a de seus passageiros.
5. Desgaste irregular
Assim como qualquer peça ou equipamento do automóvel, o jogo de pneus tende a se desgastar com o tempo. Isso é algo normal e esperado, sendo, inclusive, indicado pelo TWI. No entanto, esse desgaste ocorre de forma uniforme, ou seja, todos os pneus vão se desgastando por igual, com o tempo.
Mas, se você perceber que apenas um pneu está se desgastando, enquanto os outros estão em perfeito estado, é sinal de que existe um defeito no carro. Geralmente, os motivos podem ser a falta de calibração do pneu, sobrecarga, falta de rodízio, desalinhamento ou problemas na suspensão.
6. Surgimento de bolhas
Este é um dos problemas mais comuns nos pneus, principalmente devido aos maus hábitos de direção dos motoristas. As bolhas surgem quando ocorre o rompimento dos cordonéis da carcaça do pneu, devido a uma compressão em excesso no costado ou a um impacto violento. Assim, o ar vai para fora e empurra a borracha, formando uma bolha. Em muitos casos, a bolha pode ser pequena e quase imperceptível, mas ela também pode ficar maior.
Seja qual for o seu tamanho, esse é um sinal de que você deve trocar o pneu imediatamente, pois, se a bolha estourar, as chances de que um acidente grave aconteça serão grandes. Para evitar esse tipo de problema, a dica é estar sempre com foco no trânsito, evitando passar em alta velocidade por buracos, manter os pneus bem calibrados e não estacionar escorando no meio-fio.
7. Teste da moeda
Se o seu carro não possui o TWI para indicar o desgaste dos pneus, basta fazer o teste da moeda. Ele é muito simples, pois a borda amarela da moeda de um real tem aproximadamente 1,6 mm — altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter. Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.
Fonte: blogolhovivovistorias