Cidadania e Ecologia em Avaré
Informações em Geral em Avaré, SP
Cidadania e Ecologia em Avaré
Projeto Educativo - Cidadania e Ecologia!
Preservar e plantar uma árvore, é olhar para o futuro.
-Elaine Pereira
Conheça os benefícios:
A arborização de vias públicas melhora o conforto térmico, eleva a umidade do ar, protege o asfalto do efeito de dilatação e contração devido às diferenças de temperatura, embeleza e valoriza o local, traz conforto psicológico e garante um corredor verde para aves e polinizadores.
Foi criado então um Projeto Educativo entre a Secretaria e Escola "Vitor Lamparelli", que proporcionou para os alunos e moradores, a plantação de mudas em praça no Bairro Alto!

Com o objetivo de incentivar o plantio e a conservação de árvores, elas foram plantadas entorno da quadra poliesportiva, porque além de aliar cidadania e ecologia, os participantes estarão colaborando para a recuperação do espaço público.
A ação segue a diretiva AU7 do Programa Município VerdeAzul, do qual Avaré faz parte e antes do plantio, a coordenadora de Educação Ambiental Maria Isabel Antunes havia ministrado uma palestra sobre espécies adequadas para vias públicas, praças e residências. Ao final do encontro, cerca de 100 mudas foram doadas à plateia.
E não para por aqui!
Foi criado um Corredor Verde em avenida da Vila Jardim:
A avenida "Vereador Paulo Fernando Lopes Ward", situada na Vila Cidade Jardim, foi escolhida para receber o piloto de Floresta Urbana 2019 implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A iniciativa consiste no plantio de árvores apropriadas para a arborização urbana às margens da via, formando um corredor verde. O projeto faz parte da diretiva Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul, do qual a Estância Turística de Avaré faz parte.
Foram plantadas 34 árvores, 17 de cada lado. O espaçamento utilizado foi de 10 metros de distância entre cada muda, numa extensão de 200 metros de via.
O local foi escolhido por ser próximo ao Túnel "Milton Monti", que dá acesso à zona sul da cidade, interligando o centro aos bairros Vila Rio Novo, Vila Jardim, Brabância, Di Fiori, Vila Operária, Dona Laura, Jardim Veneza, Vila Esperança, Condomínio Vale do Sol e Bairro dos Rochas, passagem com trânsito intenso de pedestres e veículos.
Lei que estabelece os parâmetros para plantio de árvores em calçadas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acaba de instituir o Espaço-Árvore, iniciativa criada por meio da Lei Municipal nº 2.320/19 que cumpre a Diretiva Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul.
A norma determina que cada árvore deve ter um lugar específico a fim de evitar o corte posterior decorrente do conflito com postes, tubulação ou garagem. Além disso, a padronização traz como benefício o aumento da infiltração da água no solo, a maior fixação da espécie, o reabastecimento do lençol freático e o embelezamento da cidade.

Normas
O indicado é que a calçada tenha no mínimo 2 metros de largura e que seja mantida uma área permeável que ocupe pelo menos 40% da passagem pública.
Também é recomendado o dobro desse valor em comprimento para viabilizar a infiltração e a adubação, respeitando sempre a acessibilidade ou a passagem mínima de 1,20 metro para o pedestre.
Em caso de descumprimento do disposto que institui o Espaço-Árvore, o munícipe pode sofrer penalidades como advertência e multa de no mínimo 144 UFMA (aproximadamente R$ 490).
Fontes:
https://www.avare.sp.gov.br/noticias/projeto-cria-corredor-verde-em-avenida-da-vila-jardim/
https://www.avare.sp.gov.br/noticias/alunos-e-moradores-plantam-mudas-em-praca-no-bairro-alto/
https://www.avare.sp.gov.br/noticias/lei-estabelece-parametros-para-plantio-de-arvores-em-calcadas/