Prontomatic: como tudo começou!

Informações em Geral em Bauru, SP

Prontomatic: como tudo começou!

Publicado em: 29/03/2019 às 15:18   Por Solutudo Bauru
Capa2

A Prontomatic é uma empresa que faz a adaptação e manutenção de veículos para pessoas com algum tipo de limitação física. A empresa recebeu no dia 18/03/2019, a Moção de Aplauso, uma homenagem da prefeitura para pessoas ou empresas, que contribuam de alguma maneira com a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Nós fomos conversar com os proprietários, Anderson Petenuci e Maria Juliana Bortotto Petenuci, que dividiram com a gente como tudo começou.

 

Anderson inicia contando que sua maior inspiração foi seu pai, que mesmo com as sequelas da poliomielite (paralisia infantil), sempre foi muito ativo e curioso. O Sr. Raul, pai de Anderson é relojoeiro e pratica a atividade até hoje, aos 80 anos.

 

A dificuldade em encontrar oficinas que realizassem o serviço de manutenção em veículos adaptados era muito grande: “Meu pai acabava desmontando o câmbio e mexendo ele mesmo. Ali na mesa de casa”, conta Anderson.

 

Acompanhar o pai nessas aventuras pela mecânica dos carros, fez com que despertasse em Anderson a curiosidade e a vontade de aprender cada vez mais: “Queria ajudar a melhorar a qualidade de vida do meu pai. Facilitar as coisas para ele.” completa.

 

Com 14 anos Anderson fez o curso de mecânica na escola Ferroviária, depois o curso técnico em mecânica na UNESP e muitos outros cursos de especialização em transmissão automática e automatizada.

 

A ideia de abrir uma oficina especializada em adaptação de veículos já havia passado pela cabeça de Anderson diversas vezes, pois assim como seu pai teve muita dificuldade em encontrar profissionais especializados, outras pessoas também poderiam estar procurando.

Ele tentou abrir a oficina algumas vezes, mas as tentativas não deram certo e Anderson desistiu por um tempinho, mas nunca deixou de trabalhar com adaptação de veículos.

 

Em 2001, aos 26 anos, já casado com Maria Juliana e dois filhos pequenos, Anderson saiu da empresa em que trabalhava, através de um plano de demissão voluntária. Ele contava com a ajuda da esposa para manter a família enquanto a oficina ainda estava no começo, mas ela foi dispensada do trabalho 3 meses depois: “Eu me lembro até hoje! Começamos aqui com exatos quatro mil e quinhentos reais que ele recebeu da empresa. Era um espaço de 90 metros quadrados no jardim da minha casa”, conta Maria Juliana.

 

Depois de muito trabalho, a empresa cresceu e hoje é referência quando o assunto é adaptação e manutenção de veículos para pessoas portadoras de necessidades especiais. Para o casal a maior satisfação é poder proporcionar autonomia para essas pessoas.

 

Os dois contam com muita alegria que a homenagem foi uma grande surpresa, e veio por indicação do Sr. Fábio Manfrinato, um cliente antigo e muito querido.

“Às vezes a gente vai desanimando, e essas coisas dão uma injeção de ânimo inacreditável”, finaliza Anderson.

 


#BauruMaravilhosa#HistóriasQueInspiram

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.