Conheça os tipos de reforma residencial e suas diferenças!

Construtores - Pedreiros em Boituva, SP

Conheça os tipos de reforma residencial e suas diferenças!

Ana Mobile (4)

Repaginada
A repaginada é um modelo de reforma simples e rápida, que consiste em fazer apenas pequenas alterações estéticas para atualizar o ambiente. No geral, os resultados podem ser alcançados por meio da pintura, de alteração na disposição ou troca completa dos móveis e outros tipos de mudança que não envolvam alterações funcionais do ambiente.
Além disso, por ser mais simples, não é necessário sair da casa para fazer a repaginada em algum cômodo. Como esse tipo de reforma não envolve grandes transformações, basta apenas ter criatividade e boa vontade para imaginar o novo cenário e fazer as alterações conforme o planejado.

Reforma pequena
A reforma residencial considerada pequena é aquela em que apenas uma área específica necessita de reparos. Ela pode ser caracterizada pela alteração da finalidade dos cômodos, ampliação de espaços, troca de peças, entre outros.
Geralmente, durante uma reforma pequena, é necessário que os moradores desocupem a área a ser reformada e que uma equipe de trabalhadores seja contratada. Dependendo do tipo de alterações, é interessante contar com o auxílio de um profissional experiente na área para cuidar da documentação e gerenciar os processos da reforma.

Reforma estrutural
As reformas estruturais são consideradas as mais complexas e podem ser divididas em dois tipos: as que envolvem demolição de partes da construção e aquelas que contemplam a ampliação da construção existente.

Reforma residencial com demolição
A reforma com demolição consiste na diminuição da metragem da área construída. Sendo assim, é preciso contratar um engenheiro civil para que ele faça o acompanhamento da reforma, principalmente porque é necessário fazer uma avaliação de viabilidade estrutural da residência.
Durante a demolição, é recomendado que a residência seja desocupada para evitar acidentes, uma vez que esse tipo de reparo pode colocar em risco a estrutura do imóvel. Além disso, também é preciso lidar com algumas documentações que são exigidas pela prefeitura.

Reforma residencial com ampliação
A reforma com ampliação consiste em aumentar a área já construída adicionando novos espaços. As adições podem ser de três tipos:

Nova área sem conexão com a área já existente;
anexo adjacente à construção, porém sem ligação com a estrutura existente;
a ampliação é na construção e interfere na estrutura.
Nos três casos é preciso contratar um profissional responsável para, primeiramente, providenciar um laudo técnico sobre a estrutura. Se for indicado prosseguir com a adição da nova área, ele fará o projeto de ampliação e providenciará a documentação necessária na prefeitura. Quando a ampliação interferir na estrutura, é indicado esvaziar a casa — já nos outros casos, não é necessário.
Portanto, se você deseja descobrir qual o tipo de reforma se encaixa nas suas necessidades, faça uma lista das mudanças que pretende fazer. Com o checklist em mãos, analise de acordo com os modelos apresentados neste artigo. Dessa forma, você saberá por onde começar e como se preparar para o início da sua reforma.
Fonte: blogue.guemet


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.