Caminhão guincho e reboque: qual a diferença?

Guinchos em Boituva, SP

Caminhão guincho e reboque: qual a diferença?

Guincho-e-reboque (1)

Apesar de todos os profissionais da área saberem a diferença entre o guincho e o reboque, as pessoas que contratam tais serviços talvez não saibam. Nesse sentido, é importante ter em mente que existe sim diferenças entre as duas modalidades, apesar de ambas atuarem na remoção e transporte de veículos. Saiba quais são!

O que é reboque?
O reboque é um tipo de caminhão que transporta cargas, mas que não possui motor e nem tração própria. Nesse sentido, é preciso que o reboque seja impulsionado por outro veículo. Embora não possua tração própria, o reboque consegue manter o equilíbrio a partir de seus dois ou mais eixos. Além disso pode ser ligado a um motor e engatado a outras unidades.
Dentro desse mesmo contexto, temos o reboque e o semi-reboque. Contudo, para entender a diferença entre ambos é preciso saber que o reboque pode ser movimentado por meio de veículo automotor, caminhão simples e até trator. Vale ressaltar que o reboque também pode ser integrado a um semi-reboque.

O que é um semi-reboque?
O semi-reboque possui traços parecidos com o reboque, mas a diferença é que ele é uma unidade de carga independente, como o reboque, mas que só pode ser engatada a um caminhão trator para a tração. Os semi-reboques mais comuns são os semi-reboque aberto, fechado e basculante.

O que é um caminhão guincho?
Um guincho é um veículo feito para puxar ou elevar cargas, por meio de sua tração. O guinchos são constituídos por um rolo com o sarilho. São esses guinchos que rebocam outros veículos e também são utilizados para a construção, talvez essa seja a fonte de tanta confusão entre os dois módulos.
Existem diferentes tipos de plataforma para atender diferentes situações. Sendo assim, há mais de um tipo de guincho e podem ser classificados em:

  • caminhão guincho com plataforma;
  • caminhão de gancho;
  • caminhão com elevador de rodas.

Caminhão guincho com plataforma
Esses são os tipos mais comuns, utilizados em assistências 24 horas. O guincho com plataforma caracteriza-se com a parte superior plana e vazia, que é movida por meio da hidráulica. A facilidade com que a plataforma conduz o veículo até a rampa é útil para qualquer condutor em momentos inesperados, sendo essa a maneira mais segura de rebocar veículos que tiveram problemas nas estradas ou que foram envolvidos em acidentes nas áreas urbanas.

Caminhão de gancho
Os caminhões de gancho são usados para transportar todo o tipo de carga no passado, mas com a grande pressão que é aplicada nos veículos, esse tipo de caminhão guincho não é mais tão comum quanto antes. Isso porque a corrente presente no veículo pode danificar o que está sendo transportado. Além do mais, o caminhão com gancho é mais propício a ser usado para transportar automóveis destruídos.

Caminhão com elevador de rodas
Esse tipo de caminhão é semelhante ao caminhão de gancho, mas a diferença é que um garfo de metal é usado no lugar das correntes, causando menos danos ao automóvel rebocado. Dessa forma, o garfo é enganchado nas rodas e um elevador hidráulico suspense o veículo.
Fonte: infornet


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.