A Cultura Tropeira

Informações em Geral em Boituva, SP

A Cultura Tropeira

Publicado em: 01/07/2019 às 08:24   Por Solutudo Boituva
000

Mineiro, Sr. Isael Pereira Cruz, filho e neto de tropeiro, chegou em Boituva procurando um local para lembrar de seus origens e escolheu nossa Cidade por conta de sua localização privilegiada em relação às rotas tropeiras. Sr. Cruz começou a colecionar peças relacionadas a cultura tropeira a cerca de 20 anos, começou com uma pequena coleção que virou um quartinho e hoje é um museu.

O Museu do Tropeiro de Boituva que foi fundado em 2007 com o objetivo de conservar e contar um pouco da história do tropeirismo através de dos objetos doados por famílias da região. Para mostrar que a Cultura Tropeira ainda está viva, Sr. Cruz, criou o museu itinerante levando algumas peças de cidade em cidade para contar um pouco de sua história e isso despertou o interesse das crianças nas escolas pela cultura tropeira. Sr. Cruz acha importante conhecer a história do tropeirismo, uma vez, que a maioria de seus familiares (pais, avós) foram criados da cultura tropeira e muitas das crianças não têm conhecimento disso, nem sequer conhecem as histórias de seus familiares.

Os tropeiros foram responsáveis por levar mercadorias de uma região à outra usando mulas e cavalos como meio de transporte. Além de vender alimentos e tralhas, os tropeiros também vendiam os animais. Quase todas as cidades da nossa região têm a origem tropeira.

O museu é um sonho de criança de Sr. Cruz e seu objetivo é deixar o museu cada vez mais didático e funcional para o nosso Município, além de levar a história do tropeirismo para cada vez mais pessoas.


Arquivos:

000


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.