A voz do artesanato em Boituva
Informações em Geral em Boituva, SP
A voz do artesanato em Boituva
Eloisa Figuereido Hungaro, nascida em Boituva acompanhou todo o crescimento da cidade, encontrou no artesanato um conforto para passar por um momento difícil em sua vida. Começou no artesanato, inicialmente, para esquecer de tristezas da vida, foi convidada por sua irmã para participar de um curso de patchwork e desde então não largou mais do artesanato. Eloisa participou de algumas feirinhas de artesanato da cidade junto com sua filha, além do Festival de Inverno.
Apesar de fazer artesanato há apenas 8 anos, o artesanato sempre fez parte da vida de Eloisa, sua mãe era uma artesã extremamente talentosa. “Minha mãe me deixava no colo enquanto fazia crochê, tricô, então o artesanato sempre fez parte de minha vida.” cita Eloisa. As duas irmãs de Eloisa também fazem parte do mundo do artesanato, uma família, basicamente, inteira de artesãos.
Foi em um Festival de Inverno que Eloisa conheceu outros artesãos e foi no amor em comum pelo artesanato que nasceu a Associação de Artesãos de Boituva (ASAB). Hoje são em media 10 artesãos que compõe a Associação, muitos são aposentados e levam o artesanato como hobby.
A ASAB está com uma Feira de Artesanato que acontece uma vez ao mês na Praça da Matriz, a feira também fará parte do 14 Festival de Inverno de Boituva.
Eloisa, assim como outros membros da ASAB encontraram no artesanato uma forma de preencher lacunas vazias de sua vida, em cada peça eles colocam todo o seu amor e dedicação. Hoje a ASAB caminha em busca de reconhecimento para o artesanato que ainda é muito subestimado entre as outras formas de manifestações artísticas.
Arquivos: