Obesidade infantil não é um problema estético

Pediatria em Botucatu, SP

Obesidade infantil não é um problema estético

Publicado em: 02/09/2021 às 11:04   Por Clínica Crescer
CRESCER_Obesidade

A obesidade infantil vem aumentando ano após ano, e é um erro associá-la podemos à estética, pois é um problema de saúde. 

Segundo a OMS, há pelo menos 41 milhões de crianças abaixo de cinco anos já obesas no mundo; mais de 2 milhões de casos por ano diagnosticados aqui no Brasil.

De todas as crianças e adolescentes que sofrem de problemas de obesidade, oito em cada dez continuam obesos na fase adulta e isso é muito preocupante. 

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a diversos fatores, entre eles:
• o consumo demasiado de alimentos hipercalóricos e/ou  gordurosos,
• a falta de atividades físicas,
• ansiedade e depressão,
• fatores hormonais ou genéticos. 

O excesso de peso infantil pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como alteração de colesterol, hipertensão arterial, diabetes, problemas ortopédicos, irregularidades na menstruação, puberdade precoce com prejuízo da estatura final, trombose, varizes e até depressão.

É importante prezar pela qualidade de vida optando por alimentos mais saudáveis que impeçam as crianças de se tornarem obesas, conscientizá-las a praticar exercícios físicos, incluir frutas na alimentação para que tenham uma vida mais saudável.

Se perceber que há muita dificuldade ou resistência para implementar novos hábitos, é necessário procurar a ajuda de profissionais especializados, como pediatra e nutricionista. 

#clinicacrescerbotucatu #obesidadeinfantil #obesidade #nutri_michelly #endocrinologiainfantil

 


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.