10 Curiosidades sobre Botucatu que provavelmente você não conhecia
Criação de Sites em Botucatu, SP
10 Curiosidades sobre Botucatu que provavelmente você não conhecia
A cidade de Botucatu é maravilhosa e reúne histórias e acontecimentos curiosos, muitos deles populares outros nem tanto. Nessa postagem separamos dez curiosidades que transformaram Botucatu a princesa da serra.
1 – Danilo Gentili é Filho de Botucatuense – O humorista e apresentador de Talk Show, Danilo Gentili (foto), é filho do botucatuense homônimo. Seu pai era técnico em máquina de escrever e casou com Guiomar Gentili, uma dona de casa nascida em Bueno Brandão, MG. Gentili passou parte de sua infância na Terra dos Bons Ares e das Boas Escolas e lembrou esse passado durante uma entrevista com o cantor Fábio Júnior, exibida em 2018 e postagens em redes sociais. Segundo informações do Centro Cultural de Botucatu, Gentili é parente de Luiz Simonetti famoso fotógrafo botucatuense
2 – O Médium que levitava – O Médium Carmine Mirabelli (foto ao lado) nasceu em Botucatu
![]() |
no dia 2 de janeiro de 1889, e morreu conforme ele mesmo previu em 30 de abril de 1951. Mirabelli fundou o Centro Espírita São Luiz, em 25 de agosto de 1917, porém a fama se deu através da materialização de espíritos, telecinesia e até mesmo a capacidade de levitar.
Considerado charlatão por alguns e misterioso para muitos era comum ele convidar pesquisadores, historiadores e cientistas para suas sessões a portas fechadas e amarrado, onde fazia aparecer ossos e materializava pessoas já falecidas. Nunca se escondeu da ciência e seus dons são pesquisados até hoje
3 – Primeira Cidade a Receber a Sabesp – Botucatu foi o primeiro município a ser operado pela Sabesp, em 1974, e abriga a sede da Unidade de Negócios do Médio Tietê, composta por 33 municípios.
Desde o início a Sabesp investiu para que Botucatu tivesse níveis elevados de saneamento básico, com a despoluição de todos os córregos que cortam a cidade.
4 – O Leite de Saquinhos Nasceu Aqui – Em meados da década de 1960 a Comunidade Belga de Botucatu criou o Laticínio Belco, primeiro no Brasil a produzir leite embalado em saco plástico, o popular leite em saquinho.
Os derivados de leite da marca Belco alcançaram renome no Estado de São Paulo. Anos mais tarde, o laticínio acabou sendo absorvido pela então companhia “ Leite Paulista”.
5 – Autora de Éramos Seis é botucatuense – A escritora Maria José Dupré, nasceu em Botucatu no dia 1 de maio de 1898, e ficou mundialmente conhecida como autora do clássico Éramos Seis, e a série de livros infantis “Cachorrinho Samba”.

Ainda em Botucatu, estudou música em aulas particulares e pintura no Colégio dos Anjos. A antiga casa de Dupré (foto acima) é onde hoje fica a Escola Industrial.
6 – Terra Natal de Novelista da Globo e SBT - O escritor e novelista Alcides Nogueira Pinto, nasceu em Botucatu em 28 de outubro de 1949 e ganhou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2011 por “O Astro”.
Em 2008, escreveu a novela Ciranda de Pedra. Alcides também desenvolveu várias peças de teatro e diversas novelas, para a Rede Globo de Televisão e SBT.
7 – Um Botucatuense na Copa de 1970 – O jogador de Futebol José Maria Rodrigues Alves, mais conhecido como Zé Maria, nasceu em Botucatu em 1949 e foi um dos jogadores a conquistar a Copa do Mundo de 1970 na suplência de Carlos Alberto Torres.
Atuou como titular da Seleção na Copa de 1974. Em 1978 voltou a ser convocado como titular para a Copa, porém, uma contusão o tirou da equipe pouco antes dela começar.
8 – A Capital do Cinema – Durante a década de 1950, a cidade era conhecida como “Cidade do Cinema”, por concentrar a distribuição de filmes do Interior Paulista, graças ao pensamento empreendedor de Emílio Peduti.
A posição estratégica do município junto à linha férrea da Rede Ferroviária Federal, garantia a distribuição dos rolos de filmes através de trens. Peduti tinha uma rede de cinemas com mais de 70 salas espalhadas pelo Estado de São Paulo, Norte do Paraná e Mato Grosso.
9 – A Trilha Inca do Peabiru – A trilha sagrada conhecida como Caminho de Peabiru, garantia uma viagem rápida até o Peru, e seu tronco principal ligava o Atlântico ao Pacífico, por volta de 1.300.
Um de seus ramais partia de São Vicente, no litoral, e seguia até a nossa Botucatu. O caminho se perdeu e hoje a história é tratada como lenda local.

10 - A Abdução de João Valério - Um dos mais famosos casos de abdução por supostos alienígenas aconteceu em Botucatu no dia 29 de novembro de 1982, quando o porteiro João Valério de Souza ouviu um barulho no quintal e foi verificar. No quintal ele presenciou uma luz forte e supostamente foi carregado para o interior de uma nave.
Valério estava sob a copa de uma árvore que ficou queimada em forma de círculo e quando o porteiro voltou para casa estava untado com um horrível óleo que exalava enxofre. Valério relatou o fato no programa o Céu é o Limite do apresentador Flávio Cavalcanti, líder de audiência na época. Na década de 90 foi entrevistado pelo jornalista francês Pablo Vilarúbio Mauso e Cláudio Suenaga, vindo a falecer poucos anos depois.
E você? Conhece alguma curiosidade sobre a cidade? Não a guarde comente em nossa página no Facebook.
