App desenvolvido por alunos da Fatec ajuda na identificação de transtornos
Criação de Sites em Botucatu, SP
App desenvolvido por alunos da Fatec ajuda na identificação de transtornos
Conscientizar pais e jovens a respeito dos transtornos mentais e seus possíveis impactos na adolescência e na vida adulta, esse é o objetivo do aplicativo Info Mental, desenvolvido por alunos do Curso de Desenvolvimento de Sistemas da Fatec de Botucatu.
O aplicativo, criado e apresentado para a disciplina de Tópicos Especiais em Informática da Fatec Botucatu, ministrado pela professora Vivian Todelo, apresenta dados, vídeos e conteúdos relacionados a seis transtornos mentais – Depressão, Ansiedade, Transtornos Alimentares, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
![]() |
De acordo com o desenvolvedor Matheus Zapparoli foram cinco meses de trabalho entre o desenvolvimento, criação de um servidor local, e publicação da Google Play Store. “Todo o aplicativo foi desenvolvido em Java que é uma linguagem que eu tenho experiência e que aprendemos em sala de aula”, explica Zapparoli.
Participaram no desenvolvimento os estudantes Anna Carolina Martin, Cibele Koizume, Luiz Felipe Corazza, Matheus Zapparoli e Wesley Gabriel Furlanetto sob orientação dos docentes Vivian Toledo Santos Gambarato, Osvaldo César Pinheiro de Almeida e Letícia Negrisoli.
“O projeto nasceu a partir de metodologias ativas aplicadas em sala de aula e atendendo à questões sociais com o uso da tecnologia. Cada membro do grupo tinha uma função, a minha era fazer o desenvolvimento do software, outros eram responsáveis pelo artigo, e levantamento do conteúdo”, comenta Zaparoli.
O aplicativo foi criado para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente para download na plataforma Play Store.
