Botucatu faz parte de duas novas Áreas de Proteção Ambiental
Criação de Sites em Botucatu, SP
Botucatu faz parte de duas novas Áreas de Proteção Ambiental
Decretos do Governo do Estado de São Paulo, em dezembro, criaram duas Áreas de Proteção Ambiental (APA): Tanquã-Rio Piracicaba e a Carreiro-Rico. Botucatu está inserida em ambas.
As áreas se estendem por regiões e Piracicaba e Bauru, atendendo área similar ao pantanal mato-grossense
A APA Barreiro Rico, envolve as cidades de Anhembi, Piracicaba e São Pedro, com uma extensão de 30.142,63 hectares, ou seja, algo em torno de 30 mil campos de futebol.
A criação vai facilitar ações de preservação ambiental em uma região considerada rica devido à enorme variedade de espécies de pássaros e primatas, como macaco-prego e muriqui-do-sul. Além disso a região conta com antiga floresta nativa e afluentes da Bacia do Rio Piracicaba.
Já a APA Tanquã-Rio Piracicaba tem área total de 14.057,30 hectares, algo em torno de 14 mil campos de futebol e atende os municípios de Anhembi, Botucatu, Dois Córregos, Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Um dos objetivos na criação da área é promover o turismo local em bases sustentáveis, criar ações de melhoria da qualidade da água do Rio Piracicaba e melhorar a conservação dos ecossistemas.
A área abriga mais de 170 espécies de aves nativas e migratórias, além de mamíferos, répteis e anfíbios.
Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado no dia 22 de dezembro e foi assinado pelo então governador Márcio França.
Um dos benefícios garantidos pela criação das APAs é que os municípios passam a ter acesso a recursos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ecológico, e políticas públicas para a preservação da fauna, flora e rios, além da possibilidade de promover o turismo e exploração sustentável.