Botucatu gerou 430 postos de trabalho em janeiro
Criação de Sites em Botucatu, SP
Botucatu gerou 430 postos de trabalho em janeiro
A cidade de Botucatu começou o ano batendo recordes no que diz respeito a geração de emprego com a abertura de mais de 430 novos postos de trabalho de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comunicação de Botucatu. O crescimento reforça o potencial de Botucatu na geração de empregos que a posicionou como segunda cidade que mais criou postos de trabalho do Estado em 2018, entre municípios com mais de 100 mil habitantes.
As estatísticas tomam como base levantamento do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.
Os números indicam que o setor que mais se destacou nesse início de ano foi a Indústria, que responde por 329 contratações, deixando para trás áreas que representam bons números quanto a contratações como agropecuária e serviços.
Para o Secretário Adjunto de Desenvolvimento, Daniel Lopes, a expectativa para esse ano é bastante positiva, tomando como referência o ano de 2018, quando o município conseguiu o destaque estadual na geração de empregos.
2018 histórico para a geração de emprego
De acordo com o CAGED a variação percentual de vagas criadas em 2018, é de 6,27%, valor muito acima da média registrada em todo o Estado, que girou na média de 1,04%.
"Nossas pequenas empresas estão se desenvolvendo, as grandes voltando a produzir em larga escala e quem ganha com isso é a população. Sabemos que tem muita gente ainda buscando uma oportunidade e vamos continuar trabalhando para que a cada dia surjam novos postos”, declara o Prefeito Mário Pardini, em material enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação.
Nos segmentos analisados pelo CAGED, Indústria de Transformação, Comércio, Serviços, Construção Civil e Agricultura, Botucatu teve superávit na criação de postos. Em 2017, o Cadastro já tinha colocado o Município como um dos melhores empregadores do Estado, na sexta posição.
Dados nacionais do emprego
Em todo o Brasil foram criados 529.554 empregos com carteira assinada em 2018, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia. O primeiro resultado positivo anual depois de três anos de retração no emprego também é o melhor desempenho desde 2013, quando foram gerados 1,138 milhão empregos na série com ajustes.
Dezembro
Em dezembro, porém, houve o fechamento líquido de 334.462 vagas com carteira assinada, o que interrompeu uma sequência de 11 meses de criação de empregos formais.
O saldo de dezembro tem 961.145 admissões e 1,295 milhão de demissões. Em dezembro de 2017, o fechamento de vagas havia chegado a 328.539, na série sem ajustes.
O resultado de dezembro ficou dentro do intervalo das projeções dos analistas, que esperavam fechamento de 373.900 a 29.127 vagas, com mediana negativa em 326.700 postos de trabalho.