Comunidade Belga de Botucatu é destaque na mídia internacional
Criação de Sites em Botucatu, SP
Comunidade Belga de Botucatu é destaque na mídia internacional
A Comunidade Belga de Botucatu está em festa pois receberá amanhã, 9 de fevereiro, a visita do jornalista de mesma nacionalidade Eric Destiné, que mostrará a rotina das famílias em suas rotinas rural na Fazenda Monte Alegre.
Ao todo a comunidade tem aproximadamente 40 pessoas. Eles recepcionarão o comunicador da emissora RTBF, com um típico churrasco brasileiro.
O grupo enxerga na visita a oportunidade de intercâmbio entre familiares distantes. “A nossa história passará na Bélgica, e nossos parentes e amigos poderão nos ver e saber como é nosso cotidiano”, diz Priscila Vaes Massagli, uma das organizadoras do evento.
Destiné, que permanecerá em Botucatu até domingo, também assistirá documentários e exposições fotográficas sobre a chegadas dos Belgas na cidade na década de 1960.
Leite em saquinho surgiu na comunidade
Os belgas chegaram em Botucatu em 1961, na ocasião o município preparou uma grande recepção enfeitando as ruas e organizando solenidades e festas.
No início, coube a cada emigrante belga uma área de 50 hectares (ha), que após 1963, subiu até o limite de 150 ha. Os colonos construíram, em seus terrenos casas em estilo europeu e fundaram uma cooperativa.

Diante dos poucos resultados com a agricultura, optaram pela pecuária e produção de derivados de leite. Com modernas instalações e uma máquina importada da França, o Laticínio Belco foi o primeiro no Brasil a produzir leite embalado em saco plástico.
Atualmente, a comunidade, que fica na divisa entre Botucatu e Pratânia, se dedica ao cultivo de Laranja com grande potencial de visitação turística. O recanto pouco conhecido configura como um daqueles locais que torna Botucatu maravilhosa.