O artista vai onde o povo está, mesmo que seja no restaurante
Criação de Sites em Botucatu, SP
O artista vai onde o povo está, mesmo que seja no restaurante
Os tempos modernos mudaram muitos hábitos e costumes, entre eles a forma como artistas e espaços de exposições se comportam diante dos apreciadores de arte, o maior exemplo é a abertura de restaurantes como espaços de exposição.
Em Botucatu não poderia ser diferente e curiosamente dois restaurantes que surfam nessa tendência exibem obras do mesmo artista, Gustavo Varoli.
Consultado pela reportagem da Solutudo Varoli se revelou adepto da filosofia de que o artista deve ir onde o povo está e explica que em sua opinião qualquer espaço destinado à exposição deve ser valorizado seja restaurante, universidade, espaços culturais ou até mesmo salão de beleza e boutiques. “Tenho implementado minhas obras como decoração, e aproveito e ofereço para a venda”, diz.
Além dos restaurantes Varoli também mantém parte de seu acervo na loja de decoração Vila Fillipa. Em 2018 o artista realizou uma exposição na Biblioteca da Unesp de Botucatu.
Aprecie restaurantes que valorizam a arte e avise os artistas amigos

A reportagem entrou em contato com os dois restaurantes que sediam as exposições o VitStela e o Sankey.
VitStela - O restaurante abriu o espaço para exposições em 2016, com obras de quatro artistas e tem como grande incentivo desse projeto a vida escolar do responsável pelo local, Fábio Sumodjo. “Estudei na Aitiara (escola Waldorf) e a arte sempre foi motivada nas aulas. Cresci cercado de pessoas talentosas e criativas”, explica Sumodjo.
Com o restaurante já aberto percebeu que tinham pessoas talentosas em Botucatu e que a maioria delas guardavam seus trabalhos em gavetas. Diante dessa situação e da dificuldade de renovar a decoração Sumodjo decidiu abrir uma área específica para exposições. “Ao invés de ter que ficar comprando ou de manter os mesmos quadros por longos períodos de tempo, abrimos espaço para esses talentos poderem colocar na parede seus trabalhos e aproveitar o alto fluxo de pessoas no restaurante”, explica.
Como participar - Para participar basta entrar em contato na Praça Rubião Jr, 149, ou pelo telefone: (14) 3354-1007. Ou pela página do Facebook.
Sankei - A ideia de abrir espaço para exposições artísticas no Sankei Sushi Bar surgiu em 2015, logo após a abertura do restaurante e desde então o ambiente já recebeu trabalhos de pelo menos cinco artistas, de Botucatu e São Paulo.
Segundo Andrey Sabino, um dos responsáveis pelo restaurante, a ideia é incentivar a produção artística e garantir espaço para aqueles que têm dificuldades em encontrar ambientes para exposições.
“Somos apreciadores de arte e além disso também incentivamos os artistas da cidade que às vezes não tem ateliê próprio para expor seus lindos trabalhos”, explica Sabino.
Outro ponto positivo citado pelo empresário é que além de decorar o estabelecimento, os clientes podem simplesmente apreciar os trabalhos ou comprar as telas e levar para casa.
Para expor no Sankei o artista não paga nenhuma taxa ou comissão. “As obras podem ser comercializadas, também não cobramos nenhuma taxa caso seja vendida. A única coisa que procuramos é que a temática seja algo que gostamos e que tenha ideais semelhantes ao nossos restaurante”, acrescenta.
Como expor - Para participar basta entrar em contato na rua Dr. Cardoso de Almeida 1126, ou pelo telefone: (14) (14) 99856-0962. Ou pela página do Facebook.