Personalidades e anônimos de Botucatu são temas do canal Jorge Drew e Você
Criação de Sites em Botucatu, SP
Personalidades e anônimos de Botucatu são temas do canal Jorge Drew e Você
Desde 2011, produzir conteúdo para a internet passou a fazer parte do cotidiano do estudante de pedagogia Jorge Drew Fernando, 21 anos, quando lançou o blog “Jorge Drew e Você” na mesma época montou o canal de Youtube homônimo, porém só iniciou a produção audiovisual em 2013, entrevistando pessoas de representatividade na sociedade e anônimos desconhecidos.
![]() |
“Produzo para mostrar as riquezas da minha terra. Ainda que eu estivesse em um deserto, tiraria conteúdo dali. Tudo tem uma história. Queria me diferenciar, detesto modinhas e mesmices. Tem milhares de milhões de cópias de Felipe Neto na internet, eu não queria ser mais um”, diz o youtuber.
Ele começou a trabalhar com o material que tinha em mãos e estrutura que seu ambiente oferecia. Dessa forma simples realizou entrevistas com a secretária Municipal de Cultura Cris Cury, a vereador Jamila Cury Donini, o médico Dr. Francisco Habermman, vice-prefeito André Peres, entre outros famosos e anônimos. É só dar uma busca rápida no canal para encontrar as entrevistas.
“Percebi que a câmera do celular e o editor que eu tinha no computador, mesmo que amadores, davam muito bem para fazer um bom vídeo, e decidi não adiar mais e fazer o que podia ser feito”, comenta.
Destaque no quadro O Brasil Que eu Quero na Rede Globo
Apesar do tempo de existência, o canal ainda é pequeno, pouco mais de 4 mil assinantes, porém Jorge ficou nacionalmente conhecido em 2018, e não foi pelo seu trabalho no Youtube, mas sim quando apareceu na Rede Globo de Televisão, no quadro “O Brasil que eu Quero”.
“Essa história é engraçada. Mandei esse vídeo em janeiro e ele só passou na TV em julho e durante todo esse intervalo de tempo minha mãe ficou me caçoando por eu ter usado o termo ‘arcabouço cultural’, dizia ter ficado "over". Eu já nem esperava que fosse passar na TV”, diz
Foi com a mãe que ele aprendeu cada pessoa é um universo inteiro, rico de experiências que resultam em visões e conceitos que tem muito a acrescentar, seja a pessoa que for.
“Um dia, no meio de numa conversa fascinante me deu um estalo e pensei: ‘Nossa! O mundo precisa ouvir isso! ’. Tem tanta coisa incrível que escuto que não acho justo não registrar para a posteridade! Com esse pensamento eu corri atrás de começar a entrevistar pessoas, não apenas as representativas da sociedade, mas sim todas.
Entrevistar anônimo é mais difícil e desafiador
Na tentativa de entrevistar todos ao seu redor esbarrou com uma situação inusitada. “Achei que seria fácil, mas, na verdade, sempre negaram ou adiaram e nunca me atenderam. Quem sempre me concede entrevistas acabam sendo os mesmo os que estão na frente de algum seguimento da sociedade, afinal, eles precisam mesmo conceder entrevistas a vários veículos de comunicação”, comenta.
Drew não tem entrevista ou entrevistado predileto mas cita duas que o emocionou. A primeira com a vereadora Jamila Cury devido à sinceridade e ao modo como foi tratado e a outra com o Dr. Francisco Habermman.
“Frequentava a casa do dr. Habermman e planejava registrar em vídeo aquelas histórias incríveis que ouvia. Queria que ele fosse o primeiro, para estrear com chave de ouro não havia combinado dia e horário para gravarmos, eu decidi na hora. Tanto é que, como pode ser visto no vídeo, estou ainda com o meu uniforme de trabalho da época”, diz.
Canal não é apenas de entrevistas
O canal de Jorge Drew tem vários tipos de conteúdo mas é essa visão diferenciada do comum e entender que as grandes histórias estão com as pessoas comuns, de nosso cotidiano, são os fatores que acabam diferenciando seu trabalho como comunicador, criador de conteúdo ou jornalista, o título importa pouco o que interessa é fazer diferente.
https://www.youtube.com/watch?v=mj7FjmQJY74
O canal de Jorge Drew tem vários tipos de conteúdo mas é essa visão diferenciada do comum e entender que as grandes histórias estão com as pessoas comuns, de nosso cotidiano, são os fatores que acabam diferenciando seu trabalho como comunicador, criador de conteúdo ou jornalista, o título importa pouco o que interessa é fazer diferente.
