A grande explosão da Estação que elevou o Distrito de Cerquilho à condição de Município
Agências de Marketing em Cerquilho, SP
A grande explosão da Estação que elevou o Distrito de Cerquilho à condição de Município
(Foto: Jornal Nossa Folha Tietê)
A explosão de um vagão na estação de Cerquilho em 1948 foi ouvida em Tietê e também por mais cidades vizinhas. De acordo Zico Pires na Cronologia Tieteense em notícia publicada pelo Jornal O Democrata:
"Às 16 horas do dia 30 de janeiro último, a população do distrito de Cerquilho foi abalada por violentíssima explosão de um vagão de inflamáveis que se achava estacionado no pátio da estação. A explosão, perfeitamente ouvida em Tietê e nas localidades vizinhas, provocou verdadeiro pânico entre a população cerquilhense que, espavorida, correu pelas ruas e estradas. A estação e a cabine da E.F.Sorocabana ficaram quase inteiramente destruídas. Todos os prédios vizinhos da estação ficaram bastantes danificados, alguns até destruídos [...]."
No entanto, esse triste acontecimento, segundo Segio Flavio Biagioni, autor do livro Rua do Commércio, 34 - Retrato de uma época,
"[...] veio a trazer, no entanto, ao Distrito de Cerquilho, muitos benefícios, pois o governo de São Paulo, preocupado com a repercussão político-eleitoral dos estragos efetuados pelo inédito acidente, indenizou generosamente centenas de famílias cerquilhenses [...]"
Essa compensação pelos estragos causados pela explosão, colaborou para uma "remodelação do entorno da Estação e de parte central da cidade".
"Algum tempo depois, projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, elevava o Distrito de Cerquilho à condição de Município, demembrando-o de Tietê".
Fonte:
Fonte: Livro Rua do Commércio, 34 - Retrato de uma época, página 169-170
Autor: Sergio Flavio Biagioni
Outras fotos:

(Estação de Cerquilho-Depois da explosão do trem - 1948 - Por: Omar Toledo Damião)

(A estação depois da explosão, em 1948. Foto Gilberto Fernando Tenor)