"Hoje estou aqui “Prevenindo” acidentes, porque “Cuidar” eu já fiz em outra época." - Conheça a Luia, Técnica de Segurança do Trabalho do Grupo Inovares

Agências de Marketing em Cerquilho, SP

"Hoje estou aqui “Prevenindo” acidentes, porque “Cuidar” eu já fiz em outra época." - Conheça a Luia, Técnica de Segurança do Trabalho do Grupo Inovares

Publicado em: 27/11/2020 às 09:14   Por Solutudo Cerquilho
1212

Neste dia do Técnico de Segurança do Trabalho (27), para homenagear estes profissionais da área, entrevistamos a Luia, técnica e segurança do Trabalho do Grupo Inovares da unidade de Cerquilho.

 

Para começar, perguntamos a trajetória da Luia, até se formar em Técnica de Segurança do Trabalho e ela nos contou que desde 2006 é formada na área da saúde em técnica de enfermagem e, nesse meio tempo, foi contratada para trabalhar em uma multinacional "eu estava feliz da vida porque iria cuidar de acidentes graves, perda de membros, torções, cortes, queimaduras, enfim. Essa era minha visão das empresas, por ter muitas máquinas e equipamentos perigosos, rotativos, e por achar que os funcionários se acidentavam sempre. Minha missão era “cuidar”. "

 

Depois de um tempo, ela percebeu que houve uma diminuição nos acidentes de trabalho porque a empresa priorizava muito a segurança "não fazia nenhum atendimento de primeiros socorros, curativos, mal colocava band aid no pé das meninas porque estavam com bolha do sapato. ".  Devido a isso, a sua líder disse para que fizesse o curso de Segurança do Trabalho para ajudá-la na área. "Achei bobeira, mas resolvi fazer, até porque estudo nunca é demais.".

 

Após o término do curso ela nos disse que houve uma alteração na norma NR-04 "coincidindo que na empresa onde eu trabalhava era obrigatório ter um Técnico de Segurança". Nesse momento surgiu a oportunidade dela trabalhar na área "dei meu melhor, trabalhei duro para isso, fazia tudo que era da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e obtive meu mérito, ser uma Técnica de Segurança de uma Multinacional.".

 

Luia ficou 9 anos na empresa e depois se desligou e foi trabalhar na Inovares "meu Chefe “Zé Tavares” me ajudou a ter uma visão mais ampla das empresas na área de Segurança, principalmente na parte que eu mais temia, apresentações em público e treinamentos". Além disso, também aprendeu a manusear equipamentos usados para fazer as Medições do PPRA e também conheceu vários seguimentos desde confecções a Petroquímicas "Consultoria e empresa são áreas completamente diferentes e eu tive o prazer de conhecer as duas.".

 

Perguntamos se já se imaginava nessa área de prevenção de acidentes e ela nos disse que não se via e que também não tinha nenhuma amiga ou conhecido que já atuava nesse ramo para contar um pouco das experiências "Depois que me tornei Técnica só tinha um objetivo, Ser a Melhor e Fazer o Melhor.".

 

Em todo e qualquer tipo de trabalho existem dificuldades a serem enfrentadas e uma das que a Luia teve que encarar foi a de falar em público e ministrar treinamentos e palestras "isso me dá um friozinho na barriga, mas já dá para tirar de letra.". Além disso, "Trabalhar com pessoas também é uma dificuldade, pois cada um tem uma personalidade diferente, alguns mais fácil e outros mais difícil, temos que ter um grande jogo de cintura para garantir que eles fiquem satisfeitos com a Segurança do Trabalho"." 

 

Ainda, muitas pessoas acreditam que o trabalho de um Técnico de Segurança é apenas necessário em locais que apresentam enorme risco como obras e construções, perguntamos se ela concorda com esse pensamento e nos disse que " Graças a Deus isso está mudando, é gradativo, um trabalho de formiguinha mas creio que conseguiremos mudar a mente dos empreendedores e assegurar que isso é melhor para eles e para seus colaboradores."

 

Por ser mulher e trabalhar nessa área que envolve a coordenação de muitas pessoas e, na maioria delas, homens, perguntamos se ela via que existia algum preconceito com relação a isso complementou que "Graças a Deus é tranquilo. Eu sou coordenadora dos meninos e eles respeitam muito.". Entretanto, ainda existem algumas pessoas que não aceitam serem auxiliados por uma mulher " isso não é um problema para mim tiro de letra. É só não ter medo da cara feia que eles fazem"

 

Antes de se formar em Técnica de Segurança do Trabalho ela cuidava das pessoas feridas, "Hoje estou aqui “Prevenindo” acidentes, porque “Cuidar” eu já fiz em outra época.  E se hoje em dia eu cuidar é porque já falhei.  Minha missão é trabalhar na Prevenção, para que todos possam voltar bem e com vida para suas casas e família."

 

 

 

 


TÉCNICA DE SEGURNAÇA

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.