Inicio da Epidemia da Febre Amarela na nossa Região e o Encontro das Canoas
Agências de Marketing em Cerquilho, SP
Inicio da Epidemia da Febre Amarela na nossa Região e o Encontro das Canoas
16 de Fevereiro de 1900
Início da Epidemia de Febre Amarela em nossa região
Após quinze dias de tranquilidade na cidade, apareceu neste dia um novo caso de febre amarela, na casa em que pernoitou o primeiro atacado. O doente foi removido para o hospital de isolamento e a família levada para o asilo de observação. O doente veio a falecer, marcou o início da epidemia.
Dois dias depois já havia oito casos e a Comissão Sanitária já estava em Tietê combatendo a epidemia que durou mais de seis meses.
A Festa do Divino de Tietê teve início durante a epidemia de febre amarela que matou muitas pessoas. Religiosos rogaram ao Divino Espírito Santo, para que cesse a doença. Em troca, eles prometeram relembrar o milagre todos os anos com uma festa dedicada à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A fé da população venceu e a promessa continua sendo cumprida. Conta-se que os tieteenses deixaram de realizar as comemorações durante alguns anos, fazendo com que a febre voltasse. Porém, a festa foi retomada e a ameaça desapareceu.
O encontro das canoas é um dos eventos das comemorações, acontecendo no último sábado do ano como uma alusão ao fato de que na época a cidade ficou em quarentena e o único meio de transporte era o rio Tietê.
Créditos ao texto de Edison de Nadai (https://www.facebook.com/photo?fbid=10216524445213422&set=a.2831829604662)
Foto antiga da Santa Casa de Misericórdia de Tietê.