O cafézinho que floreou o amor pela área da saúde: Conheça a história da Maria Lúcia, Técnica de Enfermagem
Agências de Marketing em Cerquilho, SP
O cafézinho que floreou o amor pela área da saúde: Conheça a história da Maria Lúcia, Técnica de Enfermagem
(Maria Lúcia Gabriel Costa)
Neste Dia Internacional do Enfermeiro, entrevistamos a Maria Lúcia que é Técnica de Enfermeira na UBSF de Cerquilho!
O Florear do amor pelas pessoas
A Maria Lúcia sempre gostou de ajudar as pessoas e esse laço se estreitou ainda mais quando ela fez uma prova para agente comunitária e passou. Ela ficou 6 anos nesse cargo trabalhando próxima da casa dela na UBSF do Parque Alvorada. A rotina era ajudar as pessoas, indo até as casas, entregando e buscando guia principalmente para o público idoso. A partir do seu trabalho, as pessoas começavam a confiar ainda mais na Lúcia, gostavam de conversar e até ofereciam um cafézinho quando ela passava, "assim meu amor pela saúde começou a florescer ainda mais.".
"No último ano como agente, me formei técnica em enfermagem e comecei a atuar na área, na mesma UBSF".
Mesmo local e mesmo objetivo
O primeiro trabalho dela foi exatamente na mesma UBSF que ela atuava como agente comunitária, "foi uma felicidade muito grande para mim e para os moradores do bairro também, pois gostavam muito da forma atenciosa com que eu me relacionava e ouvia as necessidades deles quando fazia a visita". Atualmente já faz 18 anos que ela trabalha nessa área como técnica de Enfermagem.
Todas as profissões possuem seus desafios e oportunidades assim como a área da saúde também, principalmente nesses tempos de pandemia. "Lidar com as pessoas no geral exige muita empatia e paciência, pois cada uma age e reage de uma forma. Então muitas vezes podemos atender alguém que fale de forma muito ríspida como também de outro lado, pessoas que reconhecem e prestigiam muito o nosso trabalho na área.".
"Infelizmente o profissional de enfermagem que está na linha de frente hoje em dia ainda sofre muita desvalorização, tanto salarial como na questão interpessoal com a população.".
Os desafios da Pandemia
Quando a pandemia se iniciou, muitos desafios surgiram para toda a população, principalmente para os profissionais da saúde. Tudo era muito incerto, não se sabia bem ao certo como surgiu, como era transmitido e como evitar essa transmissão. "A única certeza é que nós precisaríamos continuar firmes e servindo a população, principalmente agora, no momento em que a importância de nosso trabalho se fez ainda mais essencial pra todos.".
"Com o nosso novo normal, dentro da unidade nós usamos máscaras, avental e álcool em gel a todo momento, os móveis também são higienizados e distanciamento conforme as medidas da OMS então muita coisa mudou para todos e precisamos continuar seguindo e nos protegendo, pois nossa missão é ajudar a população."
"A chegada da vacina foi orgulho e uma motivação muito grande para nós que enfrentamentos todos os dias mais de perto este vírus e estamos confiantes que logo todos estarão vacinados".
Entrevista por: Katieli Petenon
Entrevistada: Maria Lúcia Gabriel Costa