"Ser Fotógrafo é ter uma visão peculiar sobre tudo" Conheça um pouco mais sobre o Silvio, profissional de Fotografia

Agências de Marketing em Cerquilho, SP

"Ser Fotógrafo é ter uma visão peculiar sobre tudo" Conheça um pouco mais sobre o Silvio, profissional de Fotografia

Publicado em: 08/01/2021 às 10:22   Por Solutudo Cerquilho
silvio

Dia 08 de Janeiro é o Dia do Fotógrafo e para homenagear todos esses profissionais que nos emocionam por meio de fotografias, decidimos entrevistar o Silvio, que é bastante conhecido na cidade de Tietê.

 

Para iniciar a nossa entrevista, perguntamos como ele decidiu se tornar um fotógrafo e por quais caminhos ele teve que percorrer até chegar a essa profissão. Silvio nos disse que o talento é essencial na profissão "trata-se de ter o talento e aprender como utilizá-lo, é claro que primeiro precisa ter o gosto de fazer fotografia, mas precisa aprender alguma técnicas". Além disso, também nos disse que é bom fazer um curso de fotografia com quem conhece um pouco mais, para conseguir dar determinadas referências na fotografia profissional.

 

Além disso, ele nos contou quais são algumas das dificuldades da profissão e algumas delas são não ter estudo e nem estúdio para revelar as fotos. Silvio disse que, "a dificuldade encontrada é a concorrência direta com profissionais que possuem estúdio e que tem determinado nome e prestígio, então você tem que conquistar o seu espaço". Além disso, "hoje é mais prático porque tudo é digital, antigamente era tudo filme que a gente utilizava para fotografar e não podia ter muito erro". Como agora o digital está mais presente na nossa vida e também nas nossas profissões, ficou mais fácil tirar fotos porque, caso alguma precise de correção, dá para fazer direto na câmera, o que não era possível antes. 

 

Diante das dificuldades encontradas durante o caminho que todo profissional deve passar, perguntamos ao Silvio como é o reconhecimento dessa profissão e nos contou que "é um caminho difícil até ter o seu espaço conquistado e temos que superar as dificuldades". "Primeiro tem que fazer com que seu nome chegue a um determinado nível de reconhecimento pelas pessoas, eu sou freelancer e gosto de dizer que o nosso cartão de visita é o trabalho"

 

O silvio começou a fotografar em 1995 e o primeiro trabalho que deu um empurrão inicial na vida dele de fotógrafo foi de um casamento e, depois disso, surgiram outros trabalhos na área. "Fotos de casamento é uma experiência que não tem como fazer piloto, você tem que ir com a cara e a coragem para trabalhar certinho porque é um experiência única", ele já fez vários casamentos e nos disse que em cada um consegue por uma referência que torna o trabalho único porque cada profissional tem a sua diferença e a sua marca.

 

Por fim, perguntamos o que é ser fotógrafo na visão dele e nos disse que "ser fotógrafo é ter uma visão peculiar sobre tudo. Na fotografia quando você vai registrar um momento chama-se assunto [...] você vai fotografar uma árvore, o assunto é a árvore". Independente da foto que você vai realizar, precisa ter todo um estudo antes de tirar a fotografia desejada como " a profundidade de campo, iluminação etc".

 

Segundo o Silvio, o fotógrafo tem uma visão diferente das pessoas que pegam o celular para tirar uma foto porque ele tem toda uma bagagem de conhecimento que favorece essa percepção diferenciada. Ele nos disse que, "a fotografia para o fotógrafo é uma maneira de executar uma arte, mas não uma arte para ele e sim para quem vai ver o trabalho dele".

 

Entrevista por: Katieli Petenon Antoniali

Entrevistado: Silvio Razera

Fotos por: Aysllan Nunes/ Silvio Razera.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.