Unidos pela medicina veterinária: Fernanda e Felipe dividem a paixão pela profissão um com o outro!
Agências de Marketing em Cerquilho, SP
Unidos pela medicina veterinária: Fernanda e Felipe dividem a paixão pela profissão um com o outro!
Dia 09 de setembro é o dia do Médico Veterinário e, pensando nisso, resolvemos entrevistar a Dra Fernanda Candiani Nunes e o Dr Luiz Felipe Carneiro!
A Fernanda e o Felipe se conheceram em uma antiga clínica que trabalhavam, na época ela era estagiária e ele fazia o plantão noturno, podemos dizer que a medicina veterinária os uniu. Ambos decidiram cursar Medicina Veterinária porque tiveram bastante influência das suas famílias e sempre estiveram em contato com os animais. O Felipe teve mais proximidade com grandes animais, mas também trabalha com os pequenos, e a Fernanda com pequenos animais.
A maior dificuldade definida por ambos é a perda do seu paciente. Além disso, logo quando se formam, demora muito tempo para ganharem confiança e credibilidade perante os tutores do animais. Segundo a dra. Fernanda, "Infelizmente, hoje em dia, o pessoal olha a aparença, vê que é muito novo e não dá muita credibilidade, isso a gente passou no início da carreira.".
As áreas de atuação do campo da Medicina Veterinária são inúmeras, dentre elas existem a de grande animais com profissionais que só trabalham com equinos, bovinos, pequenos ruminantes dentre outros. Também existem veterinários que só mexem com a produção de animais como aves, suínos, bovinos de corte e de leite.
A Dra. Fernanda também disse que " tem uma área muita importante que a gente quase não lembra que é a área de higiene e inspeção de alimentos. [...] As vezes as pessoas não param pra pensar a importância do veterinário nesssa áreas de higiene e inspeção. Todo alimento de origem animal que consumimos passa por uma avaliação de um veterinário da parte da saúde e também existem veterinários dentro do SUS na parte da Zoonoses." Além disso, também tem a área de veterinário perito criminal e de animais silvestres dentre outros.
A área de atuação da Dra. Fernanda é clínica e cirurgia geral e a área do Dr. Felipe também é cirurgia geral e também atua no atendimento e odontologia equina. Ambos estão fazendo pós-graduação em clínica geral de cães e gatos. "Na minha próxima especialização pretendo fazer oftalmologia veterinária e o Dr. Felipe odontologia de pequenos animais".
A maioria das profissões possuem alguns pensamentos que são estabelecidos durante anos e anos pela sociedade. "Atualmente, [...] temos um reconhecimento maior, os tutores nos veem com outros olhos e nos elogiam bastante. [...] Hoje já estamos sendo reconhecidos como médicos e essa proximidade com o tutor e o animal tem sido muito benéfico porque demonstra que estão entendendo a importância da nossa profissão." (Dra. Fernanda)
Antigamente era menos comum as pessoas levarem seus animais ao veterinário para fazer exames de rotina ou tratar de alguma doença, os vizinhos ou as agropecuárias eram os primeiros a serem recorridos. Mas, com o passar do tempo, essa prática vem dimuindo bastante.
"Ainda existem, as pessoas que tentam de tudo. Passam por agropecuária, tentam uma prescrição por balcão, vê na internet. Ainda existe, mas diminuiu bastante. [...] Na parte de pequenos animais diminuiu ainda mais, mas parte de grandes animais, de acordo com a nossa experiência, o pessoal ainda esperar um pouco mais para chamar o veterinário."
Por isso, não deixe de última hora para levar seu animalzinho ao veterinário! Cuide de quem você ama!
Entrevista por Katieli Petenon Antoniali
Entrevistados: Fernanda Candiani Nunes e Luiz Felipe Carneiro