Entenda como é feita a prensagem de mangueiras hidráulicas.

Tornearias em Itaí, SP

Entenda como é feita a prensagem de mangueiras hidráulicas.

mangueira hidraulica

O que são mangueiras hidráulicas afinal?
Mangueiras hidráulicas, também conhecidas como ‘mangotes’, são peças usadas na condução de fluidos (óleos e derivados de petróleo, água e ar) conectadas em máquinas industriais para a produção de diversos materiais. Essas peças são responsáveis por estabelecer um vínculo entre dois pontos e auxiliar na passagem de fluidos para a produção e transformação desses materiais.

O uso de mangueiras hidráulicas é feito em inúmeros ramos industriais, como: máquinas da construção, setor agrícola, manutenção industrial, indústrias petrolíferas, equipamentos de mineração, indústrias automotivas e diversos outros que necessitam da força hidráulica.

Tipos de mangueiras hidráulicas
Para atender diferentes tipos de necessidades e aplicações, existem algumas variações nos tipos de mangueiras hidráulicas. As principais distinções nas categorias de mangueiras hidráulicas dizem respeito ao raio de curvatura, o material de construção que está relacionado ao tubo interno e a cobertura, pressão de trabalho e como elas reagem ao ambiente e aos fluidos envolvidos nos processos.

Os tipos mais comuns de mangueiras hidráulicas são: mangueiras de alta, média e baixa pressão, mangueiras especiais com normas específicas de aplicações e as mangueiras termoplásticas.

Prensagem de mangueiras hidráulicas: O que é?

Um dos procedimentos mais importantes na produção ou personalização de uma mangueira hidráulica é a prensagem.

A prensagem de mangueiras hidráulicas consiste na fixação da capa e do terminal da mangueira com uma máquina de prensagem. Simplificando, a prensagem serve para ajustar com precisão as diferentes conexões de máquinas hidráulicas nas mangueiras e suas tubulações.

Esse procedimento é fundamental para assegurar que a passagem de fluidos ocorra de forma correta, com a velocidade e suporte a pressão desejadas nas tubulações dos maquinários, e para que o manuseio desses equipamentos seja seguro, minimizando os riscos de vazamentos ou modificações das peças.

Cuidados na prensagem de mangueiras hidráulicas
Mangueiras hidráulicas são uma das peças mais eficientes na manipulação e transporte de fluidos. O motivo disso acontecer são as características das mangueiras hidráulicas, afinal elas são flexíveis, suportam grandes volumes de fluidos nas tubulações, possuem uma vida útil longa, são de fácil manutenção e contam com grande variedade de modelos.

Devido a essa relevância das mangueiras hidráulicas nos componentes hidráulicos, é necessário que esses componentes passem por inspeções e manutenções recorrentes para garantir a funcionalidade delas, e a prensagem correta é uma das formas mais comuns de garantir essa eficiência e durabilidade na mangueira hidráulica.

Riscos da prensagem de mangueiras hidráulicas mal feita

Prensagens mal feitas em mangueiras hidráulicas podem ser extremamente prejudiciais e fazer com que o gasto para a aquisição de novas peças seja maior do que as despesas com manutenção. Além disso, a substituição dos componentes pode demandar mais trabalho do que a vistoria dessas peças.

Os principais riscos de prensagens mal realizadas são:

-Vazamentos nas conexões;
-Formação de bolhas no tubo interno da mangueira;
-Formação de bolhas na camada externa da mangueira;
-Torções na mangueira hidráulica;
-Desconexão do terminal da mangueira;
-Desgaste das peças;
-Redução na vida útil;
-Diminuição na produtividade;
-Risco à integridade dos profissionais;
-Vazamentos inesperados;
-Despesas desnecessárias com a aquisição de novas peças;
Como escolher a mangueira hidráulica correta
Uma produção segura e eficiente exige bons equipamentos de trabalho e inspeções regulares. Conexões e mangueiras hidráulicas de qualidade, no geral, são fundamentais para que seu equipamento tenha um ótimo desempenho e produtividade.

Fonte: hennings


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.