Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Madeireiras em Jaú, SP

Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

material de construção

Material de construção: insumos utilizados na construção e reforma
Os materiais de construção se tratam basicamente dos insumos utilizados na construção e reforma de casas, apartamentos, igrejas, hospitais, espaços comerciais, estradas, pontes e assim por diante.

Os materiais podem ser obtidos diretamente na natureza como água, madeira, areia e pedra, ou obtidos a partir de processos industriais como cimento, tintas, telhas, pisos, revestimentos e tubulações.

1. Conheça sobre os diferentes tipos de materiais de construção que podem fazer parte da sua obra. 
Durante a obra procure escolher material de construção de qualidade
2. Durante a obra procure escolher material de construção de qualidade. Projeto por Olegário de Sá & Gilberto Cioni
Conheça vários tipos de materiais de construção que podem fazer parte da sua obra
Logo, se você em processo de construção ou reforma é importante estar atento quanto aos diferentes tipos de materiais de construção que podem ser encontrados em lojas físicas e departamentos online. Sendo assim, para te auxiliar a compreender um pouco mais sobre esses insumos, separamos abaixo um resumo sobre os principais materiais usados na construção. 

Cimento 
Descoberto em 1824, por Joseph Aspdin em Portland, o cimento se trata de um aglomerante ativo e hidráulico obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Dentre os principais insumos existentes o cimento é considerado um dos materiais mais usados na construção civil. A partir do cimento é possível obter o concreto, blocos de concreto, bloco de cimento usados nas fundações e estruturas, bem como a argamassa utilizada na etapa de assentamento dos bloco de cimento, blocos de concreto e revestimentos (parede e piso).

O cimento é um material de construção muito usado em obras e reformas
3. O cimento é um material de construção muito usado em obras e reformas. Fonte: Mapa de Obra
Areia
A areia é um agregado miúdo muito usado com o cimento para a fabricação de concreto e argamassa. Resultante da fragmentação de rochas como basalto, calcário, granito, sílica, quartzo e gnaisse, a areia apresenta diferentes granulometrias sendo assim classificadas em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa.

A areia como material de construção pode ser classificada em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa
4. A areia como material de construção pode ser classificada em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa. Fonte Total Construção
Pedra Brita
Ao contrário da areia, a pedra brita se trata de um agregado mais graúdo, resultante também da fragmentação de rochas como granito, basalto, calcário e gnaisse. A granulometria da pedra brita pode ser classificada de 0 até 5. Na construção civil, a pedra brita é misturada ao cimento, areia e água para a formação do concreto.

A pedra brita é um agregado mais graúdo muito utilizado na construção
5. A pedra brita é um agregado mais graúdo muito utilizado na construção. Fonte: Pinterest

Madeira
A madeira pode ser utilizada de diferentes formas ao longo de uma construção ou reforma. Tábuas e sarrafos de madeira, por exemplo, podem auxiliar na criação das fôrmas de concreto. Já no telhado de uma residência, a madeira pode se fazer presente em formato de ripas e vigas.

Tábuas e sarrafos de madeira podem ser usados em diferentes etapas de uma obr
6. Tábuas e sarrafos de madeira podem ser usados em diferentes etapas de uma obra. Fonte: Pinterest
Concreto
O concreto é basicamente resultado da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos. Vale destacar, que o concreto pode ser feito tanto no canteiro de obras como comprado pronto no mercado. Sua versatilidade é de encher os olhos auxiliando tanto na construção de calçadas, bem como, monumentos de grande porte.

A partir do concreto é possível fabricar inclusive os chamados blocos de concreto que apresenta formato de paralelepídeo e dois furos grandes na vertical.

O concreto é um material de construção resultante da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos
7. O concreto é um material de construção resultante da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos.
Cal
Elemento consumido em grande escala pela construção civil, a cal é resultado da extração e fragmentação de pedras calcárias e magnesianas. Na obra, a cal é muito usada na fabricação de argamassas, misturas asfálticas, pinturas, produções de isolante térmicos, dentre outras aplicações.

O cal é um material de construção muito usada na fabricação de argamassas
8. O cal é um material de construção muito usada na fabricação de argamassas. Fonte: Mapa da Obra
Aço para construção civil
O aço para construção civil é basicamente uma liga metálica composta principalmente por carbono e ferro, que confere boa resistência mecânica a sua estrutura. O vergalhão é um exemplo de aço para construção civil.

O vergalhão é uma barra de aço, nervurada ou lisa, podendo ser encontrada em diversas espessuras. Na construção, o vergalhão além de dar suporte a colunas e paredes, pode ser usado para reforçar estruturas de concreto. 

O vergalhão é um tipo de aço para construção civil
9. O vergalhão é um tipo de aço para construção civil. Fonte: Pixabay
Argamassa
A argamassa se trata de uma mistura homogênea composta por  areia, água e cimento. Presente em quase todas as etapas de uma construção, ela pode ser preparada tanto no canteiro da obra como comprada pronta. Na obra a argamassa é muito usada no acabamento de paredes e assentamentos de pisos. E dentre as diversas opções do mercado, podemos destacar a argamassa para porcelanato que têm feito cada vez mais sucesso entre as pessoas.

O uso da argamassa para porcelanato tem feito cada vez mais sucesso no mercado
10. O uso da argamassa para porcelanato tem feito cada vez mais sucesso no mercado. Fonte: Escola Engenharia

Tijolo
O tijolo é uma peça em formato de paralelepípedo muito usada na construção civil. A composição do tijolo pode contar com a presença de diferentes materiais. Abaixo, destacamos alguns tipos de tijolo que podem ser encontrados no mercado.

Tijolo de vidro: o tijolo de vidro é muito usado para construir paredes e divisórias que permitem a entrada de luz natural;Tijolo ecológico: o tijolo ecológico é resultado da mistura de argila, cimento e água, além disso, sua fabricação dispensa a necessidade de queima em fornos, etapa que os tijolos convencionais acabam sofrendo;Tijolo vazado: o tijolo vazado permite criar uma parede ou divisória diferenciada no imóvel;Tijolo cerâmico: o tijolo cerâmico é feito de argila, e muito usado na construção de churrasqueiras e muros.
O tijolo cerâmico é muito comum na construção civil
11. O tijolo cerâmico é muito comum na construção civil. Fonte: Pinterest
Gesso
Na construção civil, o gesso pode ser usado como revestimento, rebaixamento e até divisória. Caso você queira solucionar problemas dentro de um imóvel com fiação aparente, por exemplo, fazer uso do forro de gesso. Para quem deseja transformar o espaço de forma mais rápida a custo baixo, podem utilizar a placa de gesso. Agora, para aqueles que desejam usar e abusar da criatividade podem optar pelo uso da sanca de gesso ou até mesmo pela placa de gesso 3d.

O gesso, placa de gesso ou gesso 3d pode ser usado como revestimento, rebaixamento e até divisória de um ambiente
12. O gesso, placa de gesso ou gesso 3d pode ser usado como revestimento, rebaixamento e até divisória de um ambiente. Fonte: Pinterest
Impermeabilizante
O impermeabilizante é um tipo de produto responsável por formar uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade, além de evitar infiltrações, minimizar o desgaste da pintura no cômodo e assegurar a integridade da estrutura. No mercado é possível encontrar impermeabilizante para laje e impermeabilizante para parede.

O impermeabilizante forma uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade
13. O impermeabilizante forma uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade.
Telhas
As telhas são peças que fazem parte da estrutura de um telhado. Casas, edifícios, espaços comerciais e demais construções podem ser beneficiadas com a sua presença. Afinal, a telha é responsável pela cobertura, proteção e conforto térmico das construções. 

As telhas fazem parte da estrutura de um telhado
14. As telhas fazem parte da estrutura de um telhado. Fonte: Guia do Construtor
Tintas
As tintas são utilizadas como revestimento e acabamento de paredes. Além de trazer um toque de cor para o ambiente, as tintas são responsáveis por proporcionar as superfícies proteção e impermeabilização.

Traga um toque de cor para o ambiente investindo em tintas
15. Traga um toque de cor para o ambiente investindo em tintas. Fonte: Pinterest

Pisos e revestimentos
Os pisos e revestimentos além de complementar a decoração do espaço, também são peças que ajudam a proteger e impermeabilizar diversas superfícies do ambiente. 

Os pisos e revestimentos complementam a decoração de um ambiente
16. Os pisos e revestimentos complementam a decoração de um ambiente. Fonte: Pinterest
Material hidráulico
Todo imóvel precisa de um sistema de distribuição de água e esgoto, não é mesmo? Pois é! Neste momento você irá precisar se atentar quanto ao material hidráulico que irá compor a seu ambiente. Torneiras, tubulações, ralos e grelhas, aquecedores e filtros são alguns exemplo de material hidráulico.

Canos e tubulações são exemplos de material hidráulico
17. Canos e tubulações são exemplos de material hidráulico. Fonte: Pinterest
Materiais elétricos
Fios, cabos, tomadas, interruptores, disjuntores, lâmpadas, extensões são alguns exemplos de materiais elétricos que permitem a transmissão da energia elétrica da rua para dentro do imóvel. Afinal, o que mais temos dentro de casa são aparelhos eletrônicos que necessitam estar ligados a uma fiação para funcionarem de forma segura, não é verdade?

Fios, cabos, tomadas, interruptores são alguns exemplos de materiais elétricos
18. Fios, cabos, tomadas, interruptores são alguns exemplos de materiais elétricos. Fonte Pinterest
Como comprar material de construção?
Mas, afinal, como comprar material de construção? Se você está planejando construir um imóvel ou reformar algum cômodo da casa, apartamento, escritório ou espaços comercial precisa estar atento quanto a garantia de qualidade e durabilidade dos materiais de construção. Afinal, esses materiais serão responsáveis por oferecer higiene, segurança, além de conforto térmico e acústico para o seu ambiente.

Por esse motivo, deixe de lado os materiais de baixa qualidade, pois apesar de serem atrativos no primeiro momento, já que muitas vezes são os mais baratos, com o passar do tempo podem acabar se transformando em problemas futuros. Trincas, rachaduras e infiltrações são alguns dos prejuízos que sua estrutura pode vir a sofrer caso utilize materiais de construção de baixa qualidade.

Aprenda como comprar material de construção de forma correta
19. Aprenda como comprar material de construção de forma correta. Fonte: Pinterest
Outro ponto importante a ser destacado é com relação a quantidade necessária de cada material. Fique sempre atento ao tamanho da área para que não ocorra a falta e nem o desperdício de materiais de construção durante a realização da obra.

Como armazenar corretamente os insumos comprados em uma loja de material de construção?
Entenda que cada insumo comprado dentro de uma loja de material de construção requer um cuidado específico de transporte e armazenamento. Contudo, existem algumas boas práticas dentro do canteiro de obras que podem ser estendidas para mais de um material de construção. Dentre essas boas práticas podemos destacar:

Ler as recomendações do fabricante contidas na embalagem do material de construção, antes de utilizá-lo;Comprar e usar produtos somente dentro do prazo de validade determinado;Evitar a exposição direta de sol e chuva sobre os materiais de construção;Caso não seja possível usar um lugar coberto, recomenda-se cobrir todos os materiais de construção com lona plástica;Procure manter o canteiro de obras sempre organizado, pois isso agiliza as etapas de construção e evita possíveis acidentes de trabalho.

 
Fonte: vivadecora


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.